Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Publicado às 14h10 desta segunda-feira (20)

Na manhã desta segunda-feira (20), a Fundação Altino Ventura (FAV) abriu as portas na Rua Dr. Ademar Xavier, do bairro  Nossa Senhora da Conceição, em Serra Talhada. Estiveram presentes no evento cerca de 45 médicos oftalmologistas, gestores da fundação e família Altino Ventura e demais funcionários, vindos de Recife, especialmente para a inauguração. Entre eles Liana e Marcelo Ventura.

A obra física da sede contou com o investimento de R$ 60 mil, onde foi construída uma ampla área de recepção com 35 lugares, sala de triagem, DML’s, consultórios, salas de espera, salas de exames, blocos cirúrgicos, salas de cirurgia, posto de enfermagem e ala de farmácia. Além do setores administrativos e almoxarifados para um atendimento de qualidade à população.

Veja também:   Waldemar é eleito na Comissão de Administração

A primeira ação da fundação em Serra Talhada será a realizada junto aos pacientes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). De acordo com o presidente da Apae, Silberto Fortunato, o mutirão de atendimentos deverá acontecer a partir desta segunda-feira (20) até a próxima quinta-feira (23).

Em seu discurso, o prefeito Luciano Duque comemorou a chegada do equipamento e garantiu que no futuro o serviço atenderá também outras cidades do Sertão do Pajeú e demais regiões. O gestor ainda comentou que o início das cirurgias oftalmológicas do Altino Ventura está previsto para abril de 2019.

“Tenho certeza absoluta que nós vamos avançar no sentido de que até o mês de abril do ano que vem a gente complemente essa obra e possa inaugurar também o bloco cirúrgico, para que os nossos filhos, os cidadãos de nossa terra não tenham que se deslocar até Recife, 400 km, para que possa ter atendimento de saúde. Vamos possibilitar que esse cidadão seja atendido aqui em Serra Talhada, e se Deus quiser, não só os filhos de Serra Talhada, mas também outros de outros municípios e regiões”, ratificou o prefeito.

Veja também:   Pode lavar calcinha e cueca na máquina de lavar?

HISTÓRIA DA FAV

A Fundação Altino Ventura (FAV) foi fundada em 13 de outubro de 1986. É uma instituição filantrópica, de utilidade pública municipal, estadual e federal. Toda assistência clínica, cirúrgica e de emergência oftalmológica oferecida aos pacientes da população de baixa renda pela FAV é feita 100% através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Através de diversos projetos de combate à cegueira e reabilitação visual já beneficiou 145, dos 185 municípios do estado de Pernambuco.

A capacidade instalada média mensal é de 25.000 consultas oftalmológicas, 175.000 exames complementares, 1.260 assistências a pacientes com Glaucoma e 2.100 cirurgias oftalmológicas.