Fotos: Assessoria de Imprensa

Uma equipe da Fundação Altino Ventura (FAV) está em Serra Talhada realizando cirurgias de catarata em pacientes acima de 50 anos. O atendimento acontece na Unidade de Saúde do Alto da Conceição até esta sexta-feira, dia 24 de março, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A meta é atender cerca de 180 pacientes agendados e realizar 120 cirurgias até o fim da semana. “Estivemos aqui no final do ano passado numa ação clínica para diagnóstico de catarata e outras patologias oculares. Na época, fizemos o diagnostico de cerca de 200 pacientes com necessidades cirúrgicas e estamos de volta para realizar essas cirurgias”, explica Rafael Lira, articulador de Projetos Sociais da FAV.

Veja também:   Médico serra-talhadense é preso suspeito de agredir esposa na PB

As intervenções são realizadas gratuitamente no interior da unidade móvel da fundação, instalada no pátio da Unidade de Saúde. “Vale muito a pena fazer a cirurgia, pois eu não estava vendo nada, fiz a cirurgia e fiquei boa. Agora vou operar o segundo olho e enxergar melhor, costurar, fazer minhas coisinhas”, comemora dona Belarmina Nunes, de 75 anos.

Os profissionais retornarão ao município nos dias 06 e 07 de abril para o acompanhamento pós-operatório dos pacientes. Na oportunidade, eles serão informados se há a necessidade de operar o outro olho. Os pacientes que estão agendados e por ventura não realizarem a cirurgia, deverão ser atendidos no segundo semestre.