Por João Batista Rocha, morador de Serra Talhada

Fotos cedidas ao Farol de Notícias – Publicado às 04h40 desta sexta-feira (23)

Em meio a boatos de que os funcionários que fazem a limpeza das ruas e recolhem o lixo de Serra Talhada estão trabalhando sem as devidas condições, flagrei essa lamentável cena.

Eles estavam colocando o lixo em sacos plásticos e o mal cheiro era tão forte que parecia ter algum animal morto naquele local.

Seguindo a velha tradição de que “aquele que mais trabalha é também o que mais sofre”, os dois funcionários não utilizavam de luvas e nem máscaras, que são EPIS (equipamento de proteção individual) básicos de proteção.

Eles mostraram que para não fazerem o trabalho totalmente desprotegidos, utilizam os próprios sacos plásticos para improvisarem proteção para as mãos e nariz.

Indaguei os mesmos sobre o fato deles não cobrarem a compra desses equipamentos e me disseram que trabalham nessas condições por receio de perderem o emprego.

O que venho pedir através dessa denúncia é apenas que a Secretaria de Serviços Públicos e a própria Prefeitura tenham a consciência que esses trabalhadores são seres humanos.

Estamos falando de filhos, pais, irmãos. São vidas expostas ao perigo de contraírem doenças somente por falta de uma gestão um pouco mais responsável.

Desde já agradeço mais uma vez o apoio doFarol de Notícias e parabéns pelos 7 anos de sucesso.