Governo de Serra Talhada entrou em contato com o FAROL de NOTÍCIAS para rebater as informações divulgadas, nesta segunda-feira (19) no relatório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) sobre o desempenho da gestão fiscal no município. Segundo o estudo, a Capital do Xaxado aparecer na 111º colocação no Estado.

De acordo com Emanoel Duarte, delegado da Receita Municipal, Serra encontra-se na 13ª colocação em arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) em Pernambuco e entre os 15 municípios que estimulam a arrecadação própria no Estado. Uma prova, segundo avalia, de que o processo de gestão fiscal da cidade é bom, diferente do que indica a pesquisa da federação carioca.

“Não sou eu que estou dizendo isso. São dados da Associação Municipalista de  Pernambuco (Amupe). E mais: são números do ano de 2010”, rebateu Duarte. O FAROL vasculhou os números expostos pelo delegado e teve acesso a uma pesquisa realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional, em 2010. De acordo com o documento, no quesito ISS, por exemplo, os 184 municípios de Pernambuco arrecadaram R$ 803.149.322 naquele ano. Desse total, Recife detém 50,8% de arrecadação.

A pesquisa também revela que 86,5% das maiores receitas estão concentradas em apenas 15 municípios. “E nós estamos entre esses, num trabalho que vem sendo feito desde 2005. Salgueiro, por exemplo, está em décimo lugar, mas tem o impacto das obras de transposição e da transnordestina que contribuem para essa boa avaliação”, analisou o delegado.  “O  mais importante é que o que se arrecada está  sendo aplicado em Serra Talhada”, finalizou Emanoel Duarte.

Leia Mais:

 Serra Talhada acaba na 111ª colocação no ranking de gestão fiscal