DSC_0337

Farol com informações do Júnior Campos – Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

O governo interino de Michel Temer gerou insatisfação de mais uma categoria de trabalhadores brasileiros. Os agentes de comunitários de saúde (ACS) e de controle de endemias (ACE) de pelo menos 40 cidades de Pernambuco foram às ruas nesta quarta-feira (18). Em Serra Talhada, agentes de 10 cidades da região juntaram forças para se rebelar contra as portarias nº 959 e 958/2016 do Ministério da Saúde que preveem a substituição desses profissionais por técnicos de enfermagem.

Em março passado, a categoria esteve no FAROL para denunciar a prefeitura municipal por assédio moral e abuso de autoridade (relembre). Segundo os profissionais, a Secretaria de Saúde os impunha cargas abusivas de trabalho, ameaça aos agentes e não disponibiliza equipamentos de segurança adequados para o trabalho. Além de protestar contra o fim da carreira, eles também reivindicam o reajuste salarial do piso congelado desde 2014.

Na praça Sérgio Magalhães as lideranças ocuparam o coreto e discursaram. Durante a passeata o prefeito Luciano Duque e a secretária de Saúde, Márcia Conrado, estiveram presentes no ato e mostraram apoio as reivindicações dos agentes.

DSC_0343DSC_0275 DSC_0279 DSC_0394 DSC_0413 DSC_0434