bancos

Foto: Alejandro Garcia / Farol

 ( Farol com informações do Ne 10 )

Em assembleia na noite dessa segunda-feira (29), na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, em Santo Amaro, na área central do Recife, a categoria rejeitou mais uma proposta de reajuste salarial e aprovou para esta terça-feira (30) o início de greve por tempo indeterminado. A parada afeta os clientes dos bancos públicos e privados. Em Pernambuco, são mais de 12 mil funcionários que atuam em cerca de 600 agências bancárias. Segundo a classe trabalhadora, a greve é uma resposta para as instituições financeiras, que não atenderam nenhuma reivindicação da Campanha 2014.

Em Serra talhada a manhã desta terça-feira (30) foi de muitas filas nos caixas eletrônicos e dúvidas entre os usuários. Muita gente queria respostas quanto à duração do período de greve. “Acho a greve justa, mas não concordo que o povo saia prejudicado. Mas os banqueiros já ganham muito e deviam atender as demandas dos bancários”, disse Manoel Aparecido, que não aguentou esperar para fazer um saque. Além da Caixa Econômica Federal (CEF), fecharam às portas em Serra Talhadas as agências do Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco.

Reivindicações

Entre outras reivindicações, eles defendem um aumento de 12,5%, com ganho real de 5,8%. Para o cálculo da inflação foi utilizado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que acumulou alta de 6,35% no período de 12 meses encerrado em agosto. A data base dos bancários para renegociar os contratos coletivos de trabalho é 1º de setembro. No último sábado (27),  a federação ofereceu um reajuste de 7,35% nos salários, na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e nos valores dos vales e auxílios. Para o piso da categoria, o reajuste oferecido foi de 8%.

Nesta segunda-feira (29), O Procon orientou, em nota, os consumidores a continuarem pagando suas contas, o que pode ser feito pela internet, nos caixas eletrônicos, casas lotéricas, supermercados e agências dos Correios. A Fenaban ainda esclareceu que apenas 10% das operações bancárias são feitas por meio das agências.

bancos 2