A proposta de paralisação por tempo indeterminado por parte dos professores da Rede Municipal de Ensino (RME) ganhou força neste final de semana. A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintest) visitou cerca de 30 escolas da Capital do Xaxado, incluindo escolas da zona rural, para alertar os pais dos alunos com relação a greve.

De acordo com o vereador Sinézio Rodrigues, presidente do Sintest, os pais entenderam as razões dos professores e deram apoio ao movimento. Nesta segunda-feira (14), acontece um protesto contra o governo Luciano Duque, em frente à prefeitura. Já na terça-feira (15) os trabalhadores em educação fazem uma paralisação de advertência.

Veja também:   Homem ameaça esposa e quase mata cadela

maes

“Fizemos questão de mostrar aos pais que o movimento é justo e necessário. Nossa intenção nunca foi o confronto, mas o governo não nos oferece uma outra alternativa. Por isso que o apoio dos pais é fundamental e fortalece ainda mais a nossa luta”, declarou Rodrigues.

Já a dona de casa Maria Aparecida Santos diz que não gostaria de ver os filhos sem aula, mas justificou o apoio ao movimento. “A gente quer os nossos filhos estudando e aprendendo. Ninguém quer os meninos sem aula. Mas o prefeito deveria olhar pelos professores. Eles estão certo em lutar por salários melhores”, justificou.

NEGOCIAÇÃO

No último sábado (12), aconteceu a primeira rodada de negociação entre o sindicato e o governo. A direção do Sintest sentou com o secretário Edmar Júnior, que apresentou uma proposta de reajuste salarial. “Olha, foi tão insignificante a proposta que prefiro não comentar. Mas os professores irão decidir. O movimento continua firme e forte”, confirmou Sinézio Rodrigues. Os professores lutam por uma reajuste salarial de 15%.

Veja também:   Dia Mundial da Água: Veja o Rio Pajeú em Serra Talhada hoje

maes 2