Lixão 9Por Daniel Augusto de Lima, Engenheiro e Professor

Senhores, diante de tantos problemas causados pela geração de lixo e os seus destinos, que quando enviados para locais inadequados causam ainda mais problemas, escrevo este artigo visando alertar a sociedade de Serra Talhada e região, para a necessidade de criação urgente de um destino seguro e saudável para o nosso lixo.

Sou formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes – São Paulo, atualmente Professor de logística da Escola Técnica em Serra Talhada, eu tive a oportunidade de produzir minha tese de conclusão de curso voltado para a destinação dos resíduos sólidos e seus aproveitamentos e sei que os meus conhecimentos seriam muito úteis para a resolução desse problema e me coloco à disposição.

Tenho como fundamentação a Lei dos Resíduos Sólidos 12.305/2010, que trata das normas, princípios, destinos e responsabilidades dos municípios quanto à destinação dos “lixos” gerados principalmente nas áreas urbanas.

Passando pelo “nosso lixão”, me causou imensa tristeza em ver todo aquele amontoado de materiais, urubus voando e animais se alimentando dos restos de lixo orgânicos e outra parte sendo queimada aumentando o aquecimento global, materiais esses que poderiam se transformarem em matéria prima novamente, outra parte produzindo  gases e gerando energia elétrica, outra parte sendo transformada em adubo orgânico, o chorume transformado em fertilizante.

Aterro Sanitário

O Aterro Sanitário é o método adequado para destinarmos o lixo gerado nas áreas urbanas, que pela a lei, todos os municípios tinham até 2014 para se adequar a lei 12.305/2010 e existem várias outras que normatizam e orientam o que deve ser feito com o lixo. Eu vejo que Serra Talhada ainda não resolveu este problema que é muito grave para o nosso município.

O Aterro  Sanitário para Serra Talhada, pode além de resolver o problema do lixo e suas consequências à  saúde da população e do meio ambiente, pode gerar vários empregos e renda  para o próprio município, podemos vender o espaço para outros municípios depositar seus  resíduos, mediante o pagamento de valor por toneladas e sem contar que pode gerar uma grande quantidade de empregos diretos e indiretos, esse número depende do tamanho e das operações do aterro.