abrigo-ana-ribeiro-farol (2)

Foto: Arquivo Farol de Notícias

Por Adelmo Santos, escritor e poeta serra-talhadense

O dia primeiro de outubro foi o dia do idoso, muitos vivem no Brasil como restos da sociedade sem respeito nos asilos esquecidos e abandonados. Na década de 60 dentro da Casa dos Pobres de Serra Talhada era tudo mais difícil, era muito complicado. Não existia estatuto para proteger os idosos que na sua maioria não eram aposentados. O fogão era de lenha quando não tinha carvão, e a maioria dos idosos só comia com as mãos, amassando a comida em forma de capitão. Zé Miúdo era franzino fazia jus ao apelido, quem lhe via acreditava que o peso de Zé Miúdo não passava de meio quilo. Estava sempre isolado, gostava de ouvir rádio torcia pro Santa Cruz era fã de Mirobaldo.

Quando alguém lhe perguntava quem era a sua família, ele ficava calado, e até que em fim respondia, apontando para o rádio: “- Isso é bom deixar pra lá, depois que vendi minha casa pra repartir o dinheiro, me trouxeram para cá. Minha família é esse rádio, quando toca uma música alegre eu fico até animado, quando toca uma música triste eu recordo o meu passado, dá vontade de chorar. Eu lembro dos meus 10 filhos que carreguei na cacunda, quando eu trocava as fraudas e limpava as suas bundas, pra depois ficar sozinho sem ter direito a visita sem ter direito a carinho. Era assim o dia a dia dentro da Casa dos Pobres, os idosos tinham sorte de poder serem cuidados por Dona Rosa Pau Ferro que estava sempre ao lado.

Rosa Pau Ferro

A Dona Rosa Pau Ferro era uma mulher bondosa ela cuidava dos idosos era muito carinhosa, era tudo mais difícil e Dona Rosa Pau Ferro não media sacrifício pra não deixar faltar nada. Dona Rosa Pau Ferro era uma maestrina consagrada em toda a região, era a professora do coral da igreja da Penha. Os grandes músicos de Serra Talhada passaram por suas mãos. Rosa Pau Ferro era uma mulher solteira que ficou no caritó, uma mulher de gestos nobres que vivia rodeada por toda a sociedade, mas que na realidade ela estava sempre só. Ela adotou Serra Talhada para ser a sua herdeira, ela morreu pobre mas deixou um patrimônio todo em forma de legado, um tesouro incalculável rico em sabedoria debaixo das partituras, incentivando a cultura para o povo conhecer.

Por ironia do destino, a Dona Rosa Pau Ferro que dedicou sua vida dentro da Casa dos Pobres aos idosos de primeiro, morreu aos 91 anos de idade no Abrigo Ana Ribeiro.