DilmaRegião que deu a presidente Dilma Rousseff (PT) o maior percentual nas urnas, o Nordeste está descrente com o governo da petista. Ao menos este é o cenário apresentado na pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (1º). Na região, 70% dos ouvidos pelo Ibope responderam que desaprovam o governo do PT. Somente 26% aprovam as medidas tomadas pelo governo federal.

De acordo com o Ibope,  41% dos entrevistados ouvidos no Nordeste avaliaram o governo como péssimo. Apenas 5% responderam ótimo e outros 25% responderam que era regular.

Em meio aos protestos contrários ao governo federal e aos pedidos pela saída da presidente Dilma, o Ibope também perguntou sobre as perspectivas com relação aos próximos três anos de governo do PT. Para 35% dos entrevistados, a avaliação é que o restante do governo será péssimo. Outros 13% avaliam que será ruim e apenas 5% preveem que vai ser ótimo.

Segundo o levantamento, os índices de confiança do governo também despencaram na região. 64% dos ouvidos afirmaram que não confiam na presidente.

Na comparação com o primeiro mandato da presidente, em que a economia ia bem e os escândalos de corrupção ainda não tinham vindo à tona, o segundo governo de Dilma está pior na ótica de 78% dos entrevistados pelo Ibope. Apenas 3% acreditam que a gestão está melhor.

Nas eleições de 2014, 37% dos eleitores de Dilma – 20,2 milhões – eram da região, o maior percentual que um candidato petista já conquistou. Em 2006 e 2010, 33% dos votos em candidatos petistas vieram do Nordeste.

(Do Blog do Jamildo)