Farol com fotos e informações da Assessoria

Publicado às 05h48 deste domingo (15)

O campus Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) promoveu nesta semana uma ação em celebração ao Dia Mundial da Saúde.

Realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do município, trouxe para os alunos, professores e demais colaboradores serviços médicos, nutricionais e odontológicos gratuitos, além de palestras e oficinas.

Os interessados também puderam realizar exames de tipagem sanguínea, acuidade visual, testes rápidos de DSTs, busca ativa de hanseníase, Índice de Massa Corpórea (IMC) e avaliação dentária.

Veja também:   Reforma trabalhista prevê que empregador pode reduzir salários de mesma função

As palestras abordaram temas diversos como segurança, Lei Seca e traumas da face por acidentes. Também aconteceu uma oficina de Primeiros Socorros, promovida pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Emergências Médicas (Cepem).

Para a estudante Leylane Ramos, o evento incentivou todos a prestarem mais atenção na saúde.

“Poucas pessoas vão por conta própria ao posto de saúde, e quando este serviço vem para a escola é um incentivo para fazer, principalmente do HIV. As vacinas também, aqui pude fazer rapidinho”, destacou a jovem.

Veja também:   EDUCAÇÃO: Estudantes sertanejos ganham intercâmbio cultural para os EUA

A atividade foi possível através do programa Saúde na Escola que leva estes serviços aos centros de educação da cidade. A nutricionista do campus, Aurelânia Carvalho, afirma que a ação veio num momento adequado para todos.

“Idealizamos esta data para conciliar também com o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, que é ‘Saúde Para Todos’, com um evento que permite aos alunos realizar testes e exames num mesmo local gratuitamente”.