Do G1

A segunda edição do ‘Encontro de Mulheres Negras do Sertão São Francisco’ será realizada no dia 31 de julho em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. A iniciativa busca fortalecer a luta das mulheres negras e sertanejas contra o machismo, o racismo e o sexismo. As interessadas em participar podem se inscrever através de formulário online até o dia 16 de julho. O evento acontecerá no Clube Por do Sol, das 09h às 18h.

O evento pretende reunir mulheres de outros municípios do Sertão de Pernambuco, como Afrânio, Cabrobó, Orocó, Dormentes, Petrolina e Lagoa Grande, e debater sobre as problemáticas e as prioridades das mulheres negras sertanejas. Este ano, o tema do I Encontro de Mulheres Negras do Sertão São Francisco é ‘Mulheres negras e as relações de poder’.

Veja também:   Confira a previsão de hoje (28/03) para seu signo

“O encontro este ano tem como objetivo estar levando uma discussão sobre as relações de poder, vistas de uma perspectiva da mulher negra, onde se encontra nessas relações, tanto na mídia, quanto na sociedade como um todo. […] Nós articulamos municípios para que todas as mulheres estejam nesse espaço, refletindo suas necessidades, propostas, para que possamos caminhar juntas enquanto mulheres negras mais fortalecidas”, destacou uma das organizadoras do evento, Viviane Costa.

A programação contará com apresentações culturais, palestras, oficinas, exposições artísticas e estandes com artesanato e itens da culinária regional. Em 2017, a primeira edição do Encontro de Mulheres Negras do Sertão do São Francisco foi realizada em Petrolina.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Sertão do Pajeú

O encontro faz parte do ‘Julho das Pretas’, mês de atividades que buscam dar maior visibilidade à luta das mulheres negras, por meio de ampliação de parcerias, promoção de debates e ações, no nordeste e em outras regiões do país. O mês faz referência ao Dia Internacional da Mulher Afro-Latino – americana e Afro-Caribenha, celebrado em 25 de julho.

O evento é promovido pela Rede de Mulheres Negras de Pernambuco em Petrolina/núcleo Sertão, formada por mulheres universitárias, donas de casa, jovens e outras mulheres que desejam fazer parte do grupo.

Outras informações podem ser obtidas no e-mail: [email protected]