ConcursoA Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, na manhã desta terça-feira (6), a concorrência do Processo de Ingresso 2016, em entrevista coletiva na reitoria da instituição, situada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. De acordo com Pedro Falcão, reitor da UPE, o curso mais concorrido da unidade é o de direito, em Camaragibe, com 64,75 candidatos por vaga. Em segundo e terceiro lugar ficam os cursos de medicina em Serra Talhada, no Sertão, e em Garanhuns, no Agreste, com 24,12 e 18,81 candidatos por vaga, respectivamente.

Este ano, a UPE oferece 3.460 vagas para os seus 54 cursos de graduação nos câmpus Recife, Camaragibe, Mata Norte, Mata Sul, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra talhada, Salgueiro e Petrolina. Nesta edição do Processo de Ingresso, 50% das vagas disponíveis serão preenchidas através do Sistema Seriado de Avaliação (SSA/UPE) e 50% através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com disponibilidade de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nos anos anteriores a UPE disponibilizava vagas pelo SSA e pelo vestibular tradicional. Nos dois processos, 20% das vagas estão reservadas para o sistema de cotas. Os dados divulgados hoje referem-se à concorrência do SSA 3, que este ano teve 11.553 inscritos.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Sertão do Pajeú

No sistema de cotas, o mais curso mais concorrido é o de direito, em Camaragibe, com 43,33 feras concorrendo a uma vaga, seguido pelos cursos de odontologia, em Arcoverde, com 33 candidatos por vaga, e medicina, em Serra Talhada, com 31,50 candidatos por vaga.

( Blog do Fera/JC )