No último dia 4 de abril o deputado Inocêncio Oliveira (PR) utilizou a tribuna da Câmara de Deputados e fez severas críticas à falta de ações dos governantes no que se refere a seca. Em alguns momentos, o discurso do republicano mais parecia ser de oposição.

“A seca não é apenas falta de chuvas, mas também a falta de oportunidades de empregos e obras estruturadoras, para que o homem possa conviver com a seca”, disse o deputado. Empolgado, Inocêncio Oliveira citou o exemplo da Austrália como algo a ser copiado. “Lá, na Austrália, há locais que chovem apenas 200mm. No Nordeste, a precipitação gira em torno de 350mm a 400mm. Vários governos tentaram e até agora nada surtiu efeito. Foram apenas medidas paliativas”, disparou.

Apesar do discurso “esquerdista”, o parlamentar esqueceu de acrescentar que foi por mais de duas décadas padrinho do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e que indicou vários gestores que tinham a sua orientação. Em Pernambuco, antes das ascensão do presidente Lula ao poder, o Dnocs era gerenciado por Gaspar Uchoa, um dos responsáveis, inclusive, pelo prolongamento das obras da Brragem de Serrinha, em Serra Talhada, e pela sua inconclusão.

Hoje, o Dnocs está quase sem função. Na prática, persiste o mesmo quadro denunciado por Inocêncio, que foi incapaz de mostrar algo de novo aos longos destes 20 anos.

Acompanhe nossas matérias pelo

Twitter e Facebook