br 232O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), de Pernambuco, realizou, nesta segunda (14) e terça-feira (15), uma fiscalização nos medidores de velocidades para veículos automotores implantados em Petrolina, no Sertão do Estado. Dos 10, instalados na cidade, quatro foram vistoriados. As cidades de Salgueiro, Orocó e Lagoa Grande também passarão pela fiscalização.

A coordenadora do Ipem em Petrolina, Susan Turuda, ressalta que o objetivo do órgão é verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele, está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Veja também:   Uma gostosa gastronomia de encher olhos em ST

“É um trabalho importante porque uma barreira eletrônica dessa é instalada com o intuito de controlar a velocidade dos veículos. E, se um medidor estiver marcando de forma incorreta, um carro pode esta passando em uma velocidade alta e não está autuado por isso. Assim como o veículo pode está passando numa velocidade baixa e está marcando indevidamente”, explicou Susan.

Aparelho segue padrões do Inmetro (Foto: Taisa Alencar / G1)Aparelho segue padrões do Inmetro (Foto: Taisa Alencar / G1)

Para fazer a fiscalização, é utilizado um veículo do Ipem, que passa em média cinco vezes pelo radar. “Temos no carro instalado um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e quando nosso veículo passa pela barreira eletrônica, é marcada a velocidade e comparada com a velocidade dada pelo radar. Se estiver dentro do tolerável ela é aprovada ou reprovada”, afirmou a coordenadora.

Veja também:   Sanfoneiro mirim é a nova aposta para o São João em Serra Talhada

Das barreiras vistoriadas, uma está no bairro Quati, uma na Avenida Sete de Setembro e duas na BR-428. “Até o momento, nenhuma apresentou alterações. Este ano, de todas que realizamos a verificação, foram aprovadas”, disse Turuda.

Ainda de acordo com a coordenadora, quando uma barreira eletrônica é reprovada, não pode ser utilizada até que a empresa responsável faça as adequações. “Nesses casos nós realizamos uma nova verificação. Se aprovada, ela será liberada. Lembrando que a verificação é feita anualmente, mas ao longo do ano podemos fazer uma fiscalização para ver se a barreira está nos parâmetros que deixamos aprovado”, completou.

Veja também:   Família vive constrangimento durante sepultamento em ST

Novas fiscalizações
Segundo o Ipem, os outros seis radares de Petrolina serão fiscalizados no decorrer do ano e denúncias podem ser feitas pela população. “Caso tenha alguma denúncia, porque algumas vezes as pessoas acham que a velocidade não condiz com o que está aparecendo, podem ligar para o Ipem no número (87) 3861.6629”, destacou Susan.

Do G1 Petrolina