jair

A redação do Farol recebeu a visita do pré-candidato a prefeito de Serra Talhada, Jair Ferraz, nesta segunda-feira (16), que abriu o verbo sobre a disputa interna com o médico Fonseca Carvalho, mas não poupou o prefeito Luciano Duque de críticas. Na opinião de Jair, o próximo a deixar o poder será o prefeito petista.

FAROL- Muita gente quer saber por que você é candidato a prefeito de Serra Talhada quando justamente o seu partido, o PR; tem um outro pré-candidato que é o Dr. Fonseca?

Jair Ferraz- Boa tarde, Giovanni, eu agradeço pelo lugar, pela oportunidade. Na verdade, isso faz parte de um sonho, todo serra-talhadense que milita ou militou na política tem um sonho e o sonho era esse, sempre foi esse, dirigir o destino da nossa cidade. Evidentemente é uma situação atípica porque eu respeito e compreendo a oficialidade do pré-candidato do Dr. Fonseca, que  acumula o apoio do presidente do partido a nível municipal e do presidente do partido a nível regional, respectivamente,  Alan Pereira e Sebastião Oliveira como não poderia ser diferente, Fonseca era candidato único, e em função da necessidade  de aumentar a discussão interna do PR existem

Vários segmentos dentro do partido que pensam de forma diferente, evidentemente, que Dr. Fonseca hoje é majoritário do partido, mas é salutar esse debate, essa discussão interna dentro do partido e vamos aguardar os acontecimentos para ver o que acontece. Ele está muito tempo aí, mas eu tenho também tenho uma estrada, uma história, estou muito feliz e muito satisfeito de andar nas ruas de Serra Talhada e ter o apoio sincero, de pessoas sinceras que espontaneamente vem nos abraçar, enfim, estamos aí e vamos tocar o barco.

FAROL- Para a gente entender, como vai se dar essa definição, haverá pesquisa interna entre vocês, você vai ter que consultar os diretorianos, como se dará essa definição de quem realmente vai ser o candidato da legenda? 

Jair Ferraz- As regras estão postas, eu não entrei no jogo para mudar as regras do jogo. A regra do jogo é a pesquisa de intenção de votos, não sei quando vai ter outra pesquisa aí, se vai ter uma pesquisa interna do partido para apurar essa situação, mas a regra do jogo é essa e Fonseca tem uma larga vantagem na frente e não poderia ser diferente.

Nós estamos aí para tentar ajudar o partido e encontrar o caminho da unidade do partido para que a gente saia fortalecido até porque, ao meu ver, o PR é o maior partido de Serra Talhada, talvez, o grupo político mais antigo em atividade no município de Serra Talhada e a gente tem uma chance enorme de ganhar as eleições, enfim, e por esse motivo a gente espera que as coisas aconteçam de forma natural dentro do partido e que no final a gente saia com nosso candidato unido dentro do partido, enfim, para ganhar as eleições.

jair 2

 FAROL- Você vem recebendo estímulo de Sebastião Oliveira para sair candidato? ou vem sendo estimulado por ele com essa ideia de fragilizar a candidatura do Dr. Fonseca? E como analisa esse tipo de comentário, achando que você está sendo instrumentalizado pelo deputado para fragilizar um companheiro de partido?

Jair Ferraz- Esse tipo de boato por si só é paradoxal, eu não vou  lutar contra o PR, não tenho nada contra o Dr. Fonseca pelo contrário, em todas as oportunidade que eu tive iguais a essas, eu quero repetir, quero reafirmar , quero ratificar que para mim, o melhor pré-candidato de todos aqui em Serra Talhada é o Dr. Fonseca, é preparado, é um homem de bem, todo mundo conhece sabe  do seu caráter, da sua postura, da sua tranquilidade. Fonseca é tão tranquilo que assusta, então, não há dúvida. Com relação a questão da imprensa, eu lamento profundamente que alguns segmentos em busca de audiência abre a boca, escreve e diz o que quer quando está escrevendo, agora, não existe nada disso.

Em nenhum momento eu comuniquei anteriormente a minha decisão a Sebastião, a Alan, a quem quer que seja, jamais Sebastião teria uma prática dessa natureza não é do feitio dele. Sebastião costuma ser parceiro, companheiro. Evidentemente que as turbulências dentro do PR com segmentos que defendem isso ou aquilo dentro do partido, talvez, leve as pessoas a imaginar o que não existe, as questões do PR estão postas claramente, tem um segmento dentro do partido minoritário que defende uma aliança e tem os segmentos majoritários que não pensam nisso, para mim a chance de aliança sempre foi zero com o PT.

FAROL- Por que recusar uma aliança com PT em Serra Talhada?

Jair Ferraz- O PT acabou de ser impeachmado no Brasil, falta Serra Talhada impeachmalo também nas eleições porque é isso que precisa acontecer com o PT até que se recicle, se reformule e talvez volte a produzir sonhos na população brasileira.

Então, não existe nada disso, eu diria que é uma covardia, seria necessário que houvesse um indicio, quando eu comuniquei a Sebastião antes dessas inaugurações que Fonseca teria faltado e eu já sabia que Dr. Fonseca não iria porque ele estava com problemas pessoais, já havia essa informação e eu já havia informado antes a Sebastião da minha disponibilidade de entrar no circuito para debater internamente dentro do PR, não só comuniquei a ele como comuniquei a Alan, que inclusive eles ficaram surpresos, acharam que era uma brincadeira e eu falei que não tinha nada de brincadeira que era sério e eu iria debater, discutir, e é o que eu tenho feito procurar lideranças dentro do partido não para tentar me dar bem ou tirar votos de Fonseca, para ouvir e saber.

FAROL- Você está montando agenda de pré-campanha nos bairros?

Jair Ferraz- Pelo que eu tenho ouvido a pré-candidatura de Fonseca está muito sólida dentro do partido, mas eu tenho também muitos apoios de amigos, pessoas que nos conhecem que conhecem a nossa atividade, a nossa transparência, enfim, isso não existe nada disso, na verdade, as pessoas que querem comentar e comentam, a gente não pode fazer nada. Inclusive eu li no FAROL, que eu estaria nos bairros pedindo votos  e eu não fui a bairro nenhum, nem vou a bairro nenhum, não vou pedir voto a ninguém porque não posso fazer isso, eu estou fazendo um debate interno dentro do PR, não vou para as ruas, a lugar nenhum pedir voto a ninguém, absolutamente,  estou fazendo isso interno no PR,  isso é uma questão interna do partido, o papel da mídia é externo a essas discussões internas dentro do partido, mas é apenas isso.

FAROL- Vamos falar da gestão duquista, você tocou na questão do PT, no prefeito, queria que você analisasse esses quase quatro anos de gestão do PT em Serra Talhada, se você vê transformações profundas na cidade e se o que aconteceu com o PT, o impeachment de Dilma, pode ter influências aqui na cidade?

Jair Ferraz- A gestão de Luciano Duque é uma gestão, ao meu ver, acanhada não poderia ser diferente,  a gente já informava lá atrás na eleição, que ele não teria respaldo para administrar o município de Serra Talhada como município merece e carece ser de ser administrado em função do todo o despreparo dele com isso, junto mais uma dose ai de falta de apoio político, ele não tinha essa credibilidade política para ter apoios importantes e você junta a tudo isso, esses acontecimentos com o PT a nível nacional que acaba fragilizando ainda mais, por exemplo, durante a administração de Luciano Duque, nós não tivemos nenhum avanço significativo em nenhum sentido, eu vou até dizer que ele esforçou-se bastante, que ele está conseguindo terminar o mandato que eu não acreditava que iria concluir o mandato, mas ali na hora da morte com muita dificuldade, agonizando, a falta de apoio, a falta de estímulo da população  com relação a administração dele e eu não  tenho dúvida nenhuma.

jair 3

FAROL- Afinal, quem é o grande adversário do PR em Serra Talhada, com tanta divisão na oposição?

Jair Ferraz- O grande adversário nosso aqui em Serra Talhada é o PT não é nenhum outro partido, não é PTB, não é PMDB não é quem quer que seja que tem candidaturas no campo da oposição, nosso adversário é o PT. E o PT, evidentemente, eu não defendo a extensão dele porque vai correr um risco seríssimo, eu já dizia a dois anos atrás e as pessoas riam, que o Lula ia ser preso, a Dilma impeachmada porque não é possível que uma  nação como a brasileira com a força que tem suportasse tudo isso goela abaixo e o resultado está ai, então, eu não tenho dúvida que Serra Talhada vai fazer a sua parte.

Não porque precisa chutar o PT, escorraçar Luciano, nada disso, eu apenas acho que é um processo, são os desdobramentos do processo que vai fazer com que isso aconteça porque qual é a perspectiva para Serra Talhada de um segunda mandato do PT, um partido que praticamente acabou-se, a maioria da cúpula presa, a outra no banco dos réus e outros ainda para aparecer, quer dizer o PT chegou no limite no limite máximo do abuso da incompetência, da incoerência de tudo e aqui em Serra Talhada isso vai ter reflexo, além do mais, o PT, o Luciano Duque, ele cometeu estelionato eleitoral aqui em Serra Talhada, ele, inclusive pegou propostas de campanhas nossas do PR, do então candidato Sebastião Oliveira, como a construção do hospital municipal, que ele assumiu essa questão, a gente não vê nada disso da questão da saúde, vai de mal a pior, a gente vê a questão do aterro sanitário, que, inclusive, ele deve estar com problemas para esclarecer o porquê não dessa resolução, questões externas como ele praticamente abdicou de que Serra Talhada exerça seu papel que é ser líder regional e ele abdicou porque ele não tinha credibilidade ou capacidade de conduzir o Pajeú, então são todas questões que vão  trazer grandes dificuldades para Luciano Duque se colocar a candidato a reeleição.