mordaça[1]Por Paulo César Gomes, professor e historiador de Serra Talhada

FAROL DE NOTÍCIAS surgiu em Serra Talhada há quase quatro anos e vem se tornado ao longo desses, um importante canal de noticias e de interação entre todos os seguimentos sociais de Serra Talhada e região, e com isso vem arrebatando seguidores de todo os país. Tudo fruto de um jornalismo sério, dinâmico e criterioso, baseado na busca da verdade da notícia – ao contrário dos que querem a mentira da notícia – princípios basilares do bom jornalismo.

No entanto, o trabalho do FAROL DE NOTÍCIAS vem enfrentado uma onda de ataques nos últimos meses, a começar pelo boicote ao site sugerido por lideranças políticas, passando pelo assédio moral sofrido pelos seus editores, até chegar aos ataques cometidos pelos “cybers terroristas”, que criminosamente tiraram do ar o site por vários dias.

Recentemente na França, o jornal satírico Charlie Hebdo foi atacado por terroristas fundamentalistas islâmicos. Na tragédia, 12 pessoas ficaram mortas. Os radicais que cometeram essa brutalidade agiram dessa forma porque, segundo eles, o jornal havia violado a imagem do profeta Maomé.

O episódio na França nos leva algumas reflexões. Terá o FAROL DE NOTÍCIAS violado a imagem de algum Maomé serra-talhadense e por isso foi atacado? Quem serão os radicais fundamentalistas que atacaram o site? Serão eles do Estado Islâmico? Da Al-Qaeda? Ou serão do Hezbollah?  O certo que existe uma seita criada em Serra Talhada que está disposta a tudo para se manter no poder e a defender o seu líder espiritual e financeiro, o Maomé do Pajeú.

Atitudes como as que vem sofrendo o FAROL DE NOTÍCIAS, representam uma grave ameaça à democracia e a liberdade de expressão, conquistas que o povo brasileiro lutou muito para conseguir, sendo que alguns infelizmente tiveram que dar a vida por esse sonho.

Por isso amigos(as) faroleiros e faroleiras de todo o Brasil, conclamo a todos a não assistirem a esse episódio calados. É preciso reagir assim como fizeram os franceses. É preciso denunciar qualquer ato suspeito que possa ajudar a identificar os responsáveis por esse crime. Não podemos nos calar diante de um grupo de ignorantes, que se acham capazes de mudar a opinião pública praticando atitudes reprováveis e repugnantes.

Tolos imbecis! O Farol vai resistir! Por que JE SUIS FAROL! EU SOU FAROL! NÓS SOMOS FAROL!

Um forte abraço e até a próxima!