Do JC Online

Com conquista do Emmy, John Legend se torna o primeiro homem negro detentor de Oscar, Grammy, Emmy e Tony

Os artistas John Legend, Andrew Lloyd Webber e TimRice foram premiados no Emmy Award do último domingo, 9, pelo trabalho realizado no musical Jesus Christ Superstar, Live in Concert, apresentado na emissora norte-americana NBC.

Com a conquista, os três entraram para o seleto grupo de ganhadores dos quatro maiores prêmios da indústria audiovisual: Emmy, Grammy, Oscar e Tony (EGOT), que celebram obras televisivas, musicais, cinematográficas e teatrais, respectivamente. Até então, apenas 12 artistas tinham chegado a esse nível.
Momento histórico

O episódio é único na história da cultura popular, na medida em que Legend foi o primeiro homem negro a fazer isso (James Earl Jones, Quincy Jones e Harry Belafonte também são homens negros na lista, mas possuem prêmios honorários). Esta é a primeira vez que mais de duas pessoas alcançam o EGOT em um único ano.

Veja também:   ST dos anos 50 com 'pés' no passado e no futuro

Após a vitória, John Legend afirmou à revista Variety que nunca esperou atingir esse posto. “Quando entrei na indústria da música, meu sonho era ganhar Grammys, ter muito sucesso como músico e vender muitos discos e turnês pelo mundo, mas nunca sonhei em ganhar um EGOT. Nem sabia o que era isso na época [em que comecei a carreira]”, confessou.

Os últimos ganhadores do EGOT foram Lopez, Helen Hayes, Rita Moreno, John Gielgud, Audrey Hepburn, Whoopi Goldberg, Richard Rodgers, Marvin Hamlisch, Jonathan Tunick, Mike Nichols, Scott Rudin e Mel Brooks.