Fotos: Farol de Notícias / Manu Silva – Assessoria

O 10º período de psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada (Facisst) realizou de 28 de agosto a 1 de setembro a I Jornada Acadêmica da Autarquia Educacional de Serra Talhada (Aeset), com tema“Identidades Marginais: um recorte entre orientação sexual e identidade de gênero”.

Ao longo dos cinco dias, mais de 150 estudantes, professores, profissionais da área na cidade e em municípios circunvizinhos estiveram envolvidos em minicursos e mesas de debates ministrados por historiadores, filósofos, assistentes sociais, psicólogos, membros do Movimento Diverso e do Coletivo Fuáh. No encerramento também houve a performance do ator e militante Robson Farias e uma balada com o Dj Jean Magalhães.

Segundo José Neto, psicólogo do Cras Mutirão, especialista em Saúde Mental, professor da Fachust, Facisst e supervisor da Clínica Escola de psicologia da instituição, a jornada foi estruturada pelas reflexões em torno das identidades e do que se concebe por identidade de gênero e orientação sexual.

“O evento se caracteriza por buscar discutir o compromisso social da Psicologia e da Facisst na luta por promoção de saúde, cidadania e garantia de direitos para grupos socialmente invisibilizados por não se localizarem dentro do padrão hétero-cis-normativo, reverberando em um adoecimento que parte do coletivo e incide violentamente nas pessoas individualmente”, explicou.