justiça-cega-2

Em Serra Talhada o judiciário está sobrecarregado, são apenas 2 juízes para dar conta de quase 20 mil processos em andamento. Devido a lentidão processual, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)) em todo Pernambuco tem se manifestado contra o acúmulo de trabalho causado pela ausência de juízes nas comarcas do estado. De acordo com o presidente da OAB em Serra Talhada, Estefferson Nogueira, só temos um juiz titular e outro substituto e há cidades como Floresta que ainda não têm nenhum magistrado titular no município.

Veja também:   UPE: O segredo da universidade do futuro em ST, do canteiro de obras à reitoria

Segundo Esterfferson, em conversa com o FAROL, a luta da OAB têm amenizado os problemas de falta juízes na região. “Sabemos que os processos que correm na justiça demoram bastante, isso ocorre porque nas cidades de pequeno e médio porte não há juízes suficientes. O ideal para Serra Talhada é de um juiz para cada 8 mil habitantes. Só temos um juiz titular e outro cumulativo, um substituto que atende apenas dois dias por semana. Por isso a OAB está na luta veiculando uma carta protesto na buscar da valorização profissional e a tomada de medidas para a celeridade na justiça no estado”, explicou o presidente.

Veja também:   Airbus anuncia prejuízo de 1,1 bilhão de euros em 2020 devido à pandemia

Em protesto, a OAB Pernambuco, com sede em na cidade, já deu celeridade a atração de juízes para cidades como Flores, Triunfo, Betânia, São José do Belmonte e Mirandiba. Porém nas cidades de 2ª entrância, como Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Arcoverde o problema permanece e o número de processos tem aumentado. A OAB Serra Talhada espera que sejam abertas mais vagas para a cidade, contabilizando no mínimo seis juízes para atender as três varas.