silêncio+(34)[1]

FAROL com informações do Diário de Pernambuco

Serra Talhada continua firme na lista de cidades reprovadas, em Pernambuco, na Lei da Transparência. Qualquer cidadão que tente acessar os dados atualizados de receitas e despesas no portal da “transparência” do governo Luciano Duque, os quais deveriam ser disponibilizados em tempo real, vai acabar se decepcionando. No terceiro ano de gestão, a prefeitura ainda oferece links “despesas e receitas” sem os dados necessários à população, alimentando o mistério sobre as contas do governo.

Levantamento realizado pelo jornal Diário de Pernambuco, neste domingo (31), indica que cada quatro cidades no Estado, três não atualizam dados como manda a Lei 131/2009. No Pajeú, todos os municípios estão classificadas como cidades que tem a ferramenta, mas que precisam ser aprimoradas. Serra Talhada aparece entre os classificados com portal da transparência “desatualizado, fora do ar ou que não existe”.

Acompanhando a Capital do Xaxado, segundo o Diário de Pernambuco, neste item aparecem também Calumbi, Iguaraci, Santa Terezinha, Quixaba, Solidão, Afogados, Ingazeira, Brejinho e Tabira. No quesito “usabilidade” estão São José do Egito e Triunfo. Cidades com “portal não encontrado” estão Flores e Santa Cruz da Baixa Verde.

Dentre as cidades mais próximas do ideal previsto em lei, estão Recife, Jaboatão, Moreno, Vitória, Sairé, Machados, Águas Belas, Pesqueira, Arcoverde, Sertânia, Tuparetama, Itapetim, Carnaíba e Granito.

transparência

CULPANDO A INTERNET

Em 2014, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Serra Talhada culpou a baixa velocidade da conexão de internet  pela não exibição de dados de interesse público. Por conta disso, o Ministério Público de Pernambuco instaurou Inquérito Civil para apurar as razões da ausência de publicidade nos atos praticados pelo governo Luciano Duque, tendo como base as informações do próprio site da prefeitura.

De acordo com a Portaria 002/2014, publicada no Diário Oficial do Ministério Público, em 2014, a página da prefeitura não informa aos cidadãos as compras, contratações, licitações, gastos, nome dos órgãos e respectivos responsáveis e tampouco o quadro funcional.