Famílias do Movimento Sem-Terra, por descuido ou não, acabaram ocupando uma área de Reserva Legal, próxima ao município de Petrolândia, no Sertão de Itaparica. Por lei, a área é definida como: “área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas (Lei 4771/65)”. O problema é que, para montar o acampamento, os militantes tiveram de retirar parte da flora nativa da reserva. O leitor João Diniz de Carvalho registrou o fato. 

Fala aí João: 

“Em uma de minhas viagens a trabalho me deparei com a placa “Reserva Legal. Acesso Restrito”, em uma área de Preservação Permanente. A 6 km dali, uma invasão dos Sem-terras. Dentro da área de preservação, desmatando. Se fosse um agricultor que derrubasse uma árvore seria logo multado pelo Ibama. Só no nosso país isso e possível”. 

 

A mensagem diz: "Sem-Terras Chico Mendes"

 

 
Diante da nossa infrutífera política de Reforma Agrária, que mantém concentrada a maioria das terras do país nas mãos de poucos, o MST ainda possui legitimidade enquanto movimento? Ou se deixaram levar por outros interesses? Neste caso fotografado pelo leitor João Diniz, eles estão certos ou errados? O FAROL DE NOTÍCIAS gostaria de saber qual a sua opinião sobre o assunto? Convidamos você para contribuir conosco enviando fotos sobre algo inusitado, textos opinativos e literários. Aguardamos sua intervenção!