A Prefeitura de Serra Talhada sofreu uma derrota histórica na manhã de ontem (13), após a decisão da juíza Isânia Maria Moreira Reis, que decretou a intervenção imediata do matadouro público da cidade.

Um relatório foi feito pelo Governo do Estado, ainda em 2006, apontando 50 irregularidades no local. O documento exigia providências para sanar a gravidade da situação, no entanto, cinco anos depois, o quadro de calamidade se perpetua colocando em risco a saúde da população.

O cenário atual do matadouro fere todas as normas de higiene. Mesmo assim, o secretário de Agricultura de Serra Talhada, Rafael Inácio de Oliveira, encara a situação de forma irônica, sem muita preocupação. Em entrevista a uma rádio local, ele chegou a admitir que não há alternativas diante de certos problemas do matadouro. 

Um dos fatores de risco apontados pelo relatório estadual é sobre o manuseio equivocado das vísceras dos animais. São chamadas “fateiras” as mulheres que tratam dos restos dos bichos. Nesse trabalho, tudo acaba sendo jogado no chão, de forma improvisada. Questionado pelo jornalista Giovanni Sá sobre o trato inadequado com as víceras, o secretário foi irônico.

“Porque você não leva as vísceras para tratar na sua casa?”, disparou. A forma como o secretário respondeu acabou não só demonstrando a total falta de capacidade de comandar a pasta, como a ausência de projetos para o matadouro.

A opinião desastrosa de Rafael Inácio se espalhou pela cidade provocando indignação em muita gente. “Acho que ele (o secretário) faltou com respeito não só com a imprensa, que estava fazendo o seu papel. Mas desrespeitou principalmente a gente que estava escutando a entrevista. O matadouro é um caso de saúde pública. Não pode ser tratado com ironia”, disse Francisco Alves, morador do bairro da Cohab e fã do programa de rádio onde o secretário deu a gafe.

CAMPANHA

Em função do desastre verbal do secretário governista, O FAROL DE NOTICIAS está lançando a campanha “LEVE UMA FATEIRA PARA SUA CASA” ou “LEVE UMA TRIPEIRA PARA SUA CASA”.

Como a prefeitura já se mostrou incompetente e está pedindo ajuda a sociedade, nós do FAROL, estamos lançando uma campanha sem ônus para o governo. Entretanto, foi o próprio prefeito Carlos Evandro que fez, com propriedade, questão de desfazer o incômodo criado pelo secretário doador de víceras.

“Há anos que preparamos um projeto e já entregamos as autoridades. Gastamos R$ 16 mil só no projeto. Já adquirimos um terreno para o novo matadouro. Mas não temos recursos. Serra talhada não precisa só disso e estamos trabalhando em todos os setores”, finalizou Evandro.