Publicado às 04h desta segunda-feira (9)

A relação de admiração mútua que existia entre o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque e o ex-deputado e prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva, acabou de ladeira a baixo.

Na semana passada, aproveitando a brecha da chamada ‘janela partidária’, João Paulo, que foi um dos fundadores do PT em Pernambuco, abandonou a sigla e se filiou ao PCdoB, que faz parte da base do governador Paulo Câmara.

A reação partiu do prefeito Luciano Duque, hoje o gestor mais importante da sigla em Pernambuco. Indignado com o gesto de João Paulo e com a prisão do ex-presidente Lula, Duque desabafou nas redes sociais.

“No instante em que se noticiava a prisão do nosso maior líder, manchetes envergonhadas anunciavam que já não contaríamos com quadros que outrora juravam amor pelo PT, mas que decidiram seguir noutra direção”, escreveu o prefeito, sem citar nomes, mas não foi necessário. Em outro paragrafo, o prefeito foi mais duro.

“O mundo olhava para Lula com toda a solidariedade que um líder do seu tamanho merece, e aqui em Pernambuco, projetos pessoais pareciam mais importantes que o futuro do país e das novas gerações que anseiam por oportunidades, como as que foram criadas por Lula durante os seus governos. Mas aqui, estranhamente, pessoas que inspiravam a militância, mudaram de rota”, disse Duque, cravando:

“Vimos pessoas históricas que militaram desde a fundação do PT abandonarem o barco e rasgarem as suas biografias”.