O governo ainda não tem previsão para efetuar o pagamento do salário de dezembro aos aposentados e pensionistas de Serra Talhada. A afirmação foi feita pelo próprio secretário de Finanças, Marcondes Osório, durante entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (10) na sala de reuniões da prefeitura. Segundo ele, ainda é preciso esperar os próximos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para anunciar a definição da data.

“Nós estamos conversando com Jânio (presidente do Instituto de Previdência Própria) para poder equilibrar o pagamento dos aposentados. Não foi possível com este repasse, mas ainda teremos os repasses dos dias 20 e 30 de janeiro”, esclareceu Osório, afirmando ter pago o que era possível para o momento.

Mesmo não priorizando os aposentados e pensionistas, o secretário de Finanças fez questão de reforçar que os compromissos com a previdência serão honrados. “Vamos colocar os aposentados na pauta, mas precisamos administrar o fluxo de caixa. Estamos trabalhando no limite da capacidade financeira”, reforçou  Marcondes Osório, fazendo uma ponderação. “Não estamos dizendo que o pagamento dos aposentados ficará dependendo do FPM. Mas faremos caixa para cumprir o pagamento dos salários de todos”, reafirmou o secretário de Finanças.

Além de honrar com o pagamento do mês de dezembro deixado pelo ex-prefeito Carlos Evandro, o governo Luciano Duque (PT) ainda terá que assumir um parcelamento com o Instituto de Previdência (Ippst) pela falta de aporte financeiro do seu antecessor.

REVOLTA

A notícia do não pagamento dos salários de dezembro caiu como uma ‘bomba’ entre os familiares de aposentados e pensionistas. “Vamos ter que nos mobilizar e protestar, pois isso não pode ficar assim. Minha mãe depende deste dinheiro para comprar remédios e se alimentar. A gente não pode ficar sem previsão de comer e comprar remédios”, declarou o mototaxista Ivanílson Souza, 29 anos. Ele prometer realizar uma grande mobilização para pressionar o governo.