selo-farolFotos: Farol de Notícias / Manu Silva

Uma mãe de família alega ter sido prejudicada pelo sistema de seleção e divulgação do programa Minha Casa Minha Vida em Serra Talhada. De acordo com Maria de Lourdes Juvêncio da Silva, de 44 anos, foi sorteada no financiamento de uma das casas do Loteamento Poço da Cruz IV do bairro Vila Bela, mas não teve seu nome divulgado e perdeu o direito do financiamento. A dona de casa atualmente reside na rua Isidoro Conrado, bairro Alto da Conceição, é mãe de quatro filhos e paga R$ 345 de aluguel. Para ela, a casa era um sonho antigo, além de ser um alívio grande nas despesas.

“Ganhei a casa na segunda etapa, só que eu não sabia que tinha ganhado. No dia do sorteio eu esperei e não chamaram meu nome, fui procurar meu nome não estava em nenhuma folha. Procurarei ‘Ratinho’ (Alexandre Lopes) na secretaria de Desenvolvimento Social. Eu avisei que ia procurar meus direitos e ele falou que eu podia procurar quem fosse que eu não ganhava mais não. Procurei dra. Dalva e ela me encaminhou para a Assistência Social e fomos lá, quando ele olhou no computador estava o meu nome”, explicou Maria de Lourdes completando:

“Eu fui sorteada, mas não fui comunicada e perdi a casa. Ele (Alexandre) deu bravo comigo porque disse que me procuraram e eu lhe respondi que tinha procurado a secretaria e não tive resposta. E de repente encontraram meu nome no computador. Eu moro de aluguel, estou pagando R$ 345 de aluguel e essa casa era muita coisa para mim, era meu sonho uma casa própria. Eu fiquei muito feliz porque tinha ganhado, só que quando eu fui atrás dele disseram que não tinha mais jeito”.

OUTRO LADO

A reportagem do FAROL, procurou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial e conversou com o  responsável pelo program, Alexandre Lopes. Segundo ele, a dona de casa procurou a secretaria após todos os prazos legais de entrega de documentos. “Isso não é um caso isolado, várias famílias perderam a casa por não terem procurado a secretaria antes e terem perdido o prazo que a Caixa Econômica estabelece para entrega de documentos e assinatura do contrato. Ela me procurou após a entrega das casas, infelizmente não tinha como reverter o caso dela. Mas nos próximos sorteios para o residencial Vanete Almeida ela pode se inscrever”, explicou.

DSC_0003 DSC_0004