Fotos cedidas ao Farol de Notícias

Publicado às 10h desta terça-feira (19)

Atualizado às 11 horas desta terça-feira (19)

No Dia do Orgulho Autista (18 de junho), chega até a redação do FAROL DE NOTÍCIAS a história de Isaac Ruan da Silva Bezerra, de 6 anos. Sua mãe Hildete Maria da Silva, 49 anos, dona de casa, afirmou que o menino tem enfrentado problemas de saúde e após uma medicação injetável aplicada no Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, teve uma severa reação alérgica.

De acordo com a mãe, Isaac começou a ter problemas com uma infecção intestinal e em seguida uma crise de rinite alérgica, na terça-feira (12). “Na semana passada eu gastei mil reais de consulta e remédios com o meu filho”, contabilizou a dona de casa, culpando o atendimento no hospital.

Dona Hildete Silva diz que Isaac adoeceu novamente e tomou duas injeções de benzetacil na quarta-feira (13) prescritas pela Dra. Daniela, plantonista do Hospam, para tratar de uma crise de garganta inflamada.

“Já na quinta-feira (14), Isaac amanheceu com pequenas e grandes manchas avermelhadas pelo corpo, aí eu voltei no hospital. Dra. Isabel me disse que poderia ser essa reação alérgica por causa dos remédios que ele já vinha tomando. Mas na sexta (15) ele piorou e foi aí que eu levei para uma consulta particular. O médico passou um remédio e hoje é que está começando a clarear as manchas e ele (Isaac) está voltando a se alimentar”, relatou a mãe.

Hildete também contou que após ter dois filhos, que hoje têm 24 e 27 anos, fez há 10 anos uma laqueadura (procedimento que médico de esterilização para mulheres que optam por impedir gravidezes futuras). Porém, há seis anos a serra-talhadense voltou a engravidar e deu a luz a Isaac.

Ela espera resolver o problema com o hospital, caso não seja possível, diz que poderá acionar a Justiça para denunciar o caso.

OUTRO LADO

A reportagem procurou o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), para ter esclarecimentos sobre o ocorrido.

Segundo o diretor geral da unidade, João Antônio Magalhães, todos os fatos serão apurados junto a equipe médica.

Já nesta terça (19), o diretor informou a redação que conversou com as médicas plantonistas que esclareceram que os sintomas apresentados correspondem a alguma doença crônica que afetou o garoto.

“Revisamos o prontuário do paciente e confirmamos que a medicação aplicada foi de acordo com o diagnóstico, os sintomas apresentados são de alguma doença crônica que precisa de acompanhamento constante na rede de PSF do bairro. Qualquer dúvida a família pode nos procurar no Hospam, estamos à disposição para os devidos esclarecimentos”.

 

Segundo Hildete, as manchas começaram a melhorar apenas nesta segunda-feira (18)