O deputado Augusto César (PTB) acabou cumprindo a sentença. A reunião que acontece neste sábado (5) do Movimento Cidadania Consciente (MCC) não terá a presença do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Ao ser convidado para mais um encontro, o deputado questionou se o PT estaria no grupo. Com a confirmação, Augusto César foi taxativo: “Se o PT continua, eu estou fora. O PTB está saindo do MCC”, declarou, em conversa com o presidente do PCdoB, Jacy Santos.

Os trabalhistas pretendem acelerar a pré-campanha em torno do médico Fonseca Carvalho. Enretanto, há resistências com relação a Fonseca. Este fato, inclusive, alimenta comentários em torno de uma possível aliança com o deputado Sebastião Oliveira (PR), no próximo ano. A saída do PTB acontece no momento em que o MCC ensaia uma estratégia mais ofensiva com relação ao governo.

Neste sábado, haverá uma discussão dos tópicos que irão compor o manifesto contra o governo Carlos Evandro. “Não muda nada para nós. Vamos seguir em frente assumindo a mesma linha e postura de quando o movimento foi criado”, disse Jailson Araújo Barbosa, presidente do Partido da Mobilização Nacional (PMN). Segundo ele, o PT também terá que subscrever a carta aberta que será distribuída nos próximos dias. Já os petistas absorveram a saída do PTB com muita naturalidade. Não se sabe, entretanto, se haverá resistências ao teor da carta, uma vez que o Partido dos Trabalhadores também é governo.