presidente-dilma-rousseffO Brasil promete parar neste domingo (17), dia da votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. A partir das 14h, os deputados começam a votar, e grupos pró e contra o afastamento da chefe do executivo nacional irão se mobilizar para acompanhar o processo, que será transmitido ao vivo. Dilma precisa de 172 votos contra o impeachment para permanecer no poder.

Uma série de mobilizações já começaram em todo o País desde a última sexta-feira (16) e devem continuar até o final da votação, que deve acontecer entre as 21h e 22h do domingo.

No Recife, já a partir das 9h, manifestantes contra o impeachment começarão a se reunir no Bairro do Recife em atos político-culturais. Os trabalhadores rurais acampados na Praça do Derby, na área central da capital, sairão em marcha às 12h para se juntar ao grupo.

A Frente Brasil Popular, formada pelo PT, PCdoB, MST, CUT, UNE e outros movimentos sociais e sindicais, irá montar um telão na Avenida Rio Branco, de onde os militantes irão acompanhar a tramitação no Congresso Nacional à tarde.

Já em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, manifestantes acompanharão a votação em um telão montado pelo Movimento Vem Pra Rua no Segundo Jardim. Além de telões, o movimento contará com trios elétricos na orla.

Sessão

Em Brasília, a sessão na Câmara dos Deputados será aberta às 14h com a fala dos líderes e, logo em seguida, começa o encaminhamento da votação, quando será aberta a votação e a orientação de bancadas. Nessa fase, os líderes terão um minuto para orientar os deputados.

Os deputados da Região Nordeste serão os últimos a se manifestarem. A ordem da votação será a seguinte: RR, RS, SC, AP, PA, PR, MS, AM, RO, GO, DF, AC, TO, MT, SP, MA, CE, RJ, ES, PI, RN, MG, PB, PE, BA, SE e AL. Em cada Estado, será seguida a ordem alfabética dos nomes dos deputados.

Os deputados estão estudando uma solução técnica para que a declaração do voto ocorra em 10 segundos. O presidente da Câmara dos Deputados também vota.