Por Lourival Rodrigues, médico, por 3 anos diretor do Hospital São Vicente

O médico Lourival Rodrigues não concordou com as justificativas do médico Clóvis Carvalho, que anunciou o fechamento do Hospital Psiquiátrico São Vicente, no dia 1º de outubro (relembre) e enviou um contraponto ao FAROL. Confira!

“Venho aqui trazer a verdade dos fatos, coisa que Dr. Clóvis Carvalho (sócio do hospital com 33% das cotas) não contou em sua plenitude, vamos a eles:

1. A Lei de Reforma Psiquiátrica reconhece pela primeira vez a pessoa com transtorno mental como cidadão, buscando regulamentar suas relações com outros portadores de transtornos mentais, profissionais de saúde, profissionais do direito, a sociedade e o Estado, uma vez que atribui a cada um o seu papel no tratamento. Com o intuito de desinstitucionalizar a pessoa com transtorno mental, a reforma criou projetos de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), residências terapêuticas e leitos psiquiátricos em hospitais gerais.

Veja também:   PRF apreende carreta com 16 toneladas em Serra Talhada

2. A psiquiatria sempre foi, a galinha dos ovos de ouro no grupo de saúde do ex-deputado Inocêncio Oliveira, e por diversas vezes salvou financeiramente o hospital São Vicente,

3. É ingenuidade acreditar que os proprietários estão preocupados com demissão de funcionários ou falta de assistência aos pacientes psiquiátricos, essa pouca gente engole.

O Governador do Estado e o prefeito do município apenas estão obedecendo a lei. Se boa ou ruim é a lei”.