Fotos e Filmagens: Orlando Telles

Atualizado às 13h50 desta segunda-feira (8)

Em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente, na semana de 1º a 5 de junho, servidores da secretaria de Meio Ambiente de Serra Talhada levaram 150 alunos do ensino fundamental e médio da Capital do Xaxado, no projeto +Verde: Educar e Cuidar é Preciso!, para conhecer o parque estadual Mata da Pimenteira, a Sementeira Ponto Verde e a Cooperativa dos catadores de materiais recicláveis  de Serra Talhada (Coopecamarest). Em conversa com o FAROL, Esdras Magalhães, Diretor de educação e monitoramento ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente, detalhou que a atividade pretende se tornar constante no município, integrando um programa da secretaria.

DSC_0206
ESDRAS MAGALHÃES VISITOU O FAROL PARA FALAR DO PROJETO

O projeto educativo junto aos estudantes partiu de uma ideia do próprio Esdras ao perceber a importância de preparar as futuras gerações para uma Serra Talhada sustentável. “No momento os alunos puderam visitar o parque, que é uma área estadual de preservação de espécies em extinção, na sementeira verem com se preparam as mudas e como plantá-las e na cooperativa acompanharam partes do processo de reciclagem do lixo. Tivemos diversos parceiros para realizar essa atividade, CPRH, Rodrigo Ferraz, Bruna Torres, servidora da secretaria de Meio Ambiente, a secretaria de Educação, secretaria de Agricultura”, explicou Esdras.

O projeto pretende se tornar uma atividade rotineira, oportunizando que mais crianças e adolescentes possam se conscientizar sobre as questões ambientais no município. “Para nós o projeto foi muito proveitoso porque queremos levar para a população,  através dessas crianças, o cuidado que temos de ter com o nosso meio ambiente, estão ficando escassos os nossos mananciais, a nossa natureza. Temos como exemplo o ambientalista Bonzinho Magalhães, que leva esse trabalho muito a sério. Precisamos cuidar!”, finalizou o diretor.

Os alunos receberam durante a atividade cartilhas informativas sobre os cuidados ao meio ambiente, adesivos de conscientização, bonés e garrafas personalizadas. Esdras Magalhães ainda informou que as escolas interessadas em participar do projeto, inclusive as particulares, podem procurar a secretaria de Meio Ambiente do município e agendar uma visita ao parque e demais instituições.

Na Sementeira Ponto Verde as crianças aprendem a montar as mudas das plantas

Servidora da Coopecamarest explica a importância da reciclagem de materiais descartáveis

O projeto + ensina crianças e adolescentes como cuidar e preservar a natureza na prática