figura 028 colegio conego torres antes da inauguraçãoNesta quinta-feira (8), há exatos 56 anos, em 08 de maio de1958, era inaugurado o prédio do Colégio Municipal Cônego Torres, pelo prefeito municipal Luiz Conrado de Lorena e Sá. Esse prédio teve sua construção iniciada ainda na administração do coronel Cornélio Aurélio Soares de Lima (1947/1951), tendo inicio as aulas em caráter provisório no antigo prédio do Grande Hotel (Secretária de Educação) no ano de 1954, por iniciativa do prefeito municipal Moacyr Godoy Diniz (1951/1955), sendo inaugurado há 56 anos na administração de Luiz Lorena (1955/1958).

O homenageado, Cônego Torres ou Padre Quincas, nasceu em Água Branca (AL), filho de Joaquim Antônio de Siqueira Torres (Barão de Água Branca). Com o mesmo nome do pai, o Padre Quincas, teve um estudo privilegiado se ordenando padre para logo em seguida ser nomeado para as paróquias de Leopoldina (PE) e depois Salgueiro (PE).

Em 1884, ele era nomeado para a paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Vila Bela (Serra Talhada). Em Vila Bela, o Padre Quincas se esforçou para concluir a construção da nova igreja matriz, com duas torres, iniciada pelo missionário, Padre Ibiapina, quando por aqui passou em 1872. Essa igreja foi inaugurada em 1892, quando o Padre Quincas já era o Cônego Torres, com responsabilidade paroquial sobre toda a região do Pajeú, uma espécie de bispo sem diocese.

Falecido no inicio do século XX, o Cônego Torres deixou duas sobrinhas afilhadas, dona Antônia Parente de Godoy (esposa do Dr. Sergio Magalhães e mãe do ex-governador Agamenon Magalhães) e dona Maria Parente de Godoy (segunda esposa do tabelião Tibúrcio Valeriano, este viúvo com um filho, Cornélio Soares, criado por dona Maria com os demais filhos, entre eles, o ex-deputado Methódio Godoy).

( Do Blog de Serra Talhada, por Luiz Ferraz Filho )