Todo o Brasil está de luto com a morte do humorista Chico Anysio, falecido nesta sexta-feira (23), após sofrer falência múltipla de órgãos. O cearense era considerado o humorista mais versátil de todos os tempos, pela facilidade de criar e interepretar personagens. O que pouca gente sabe é que uma das sua inúmeras criações dele foi inspirada em um cidadão de Serra Talhada.

O personagem Pantaleão – fazendeiro rude que tinha o hábito de aumentar as estórias – foi inspirado no pai do também humorista Arnauld Rodrigues (já falecido). “Seu” Walfredo Rodrigues, como era mais conhecido, quando vivo, morava nas proximidades da Casa de Saúde São Vicente. Ainda hoje, o casarão histórico continua fechado e guarda as características originais.

Havia algumas semelhanças entre Walfredo e “Pantaleão”, como por exemplo, o senso de humor muito afinado. Pantaleão costumava sentar-se em um cadeira de balanço e debulhar seus causos. O seu bordão inconfundível ficou imortalizado; “É MENTIRA, TERTA”. Era sempre assim que Chico, ao incorporar Pantaleão, terminava suas estórias, inspirada em Serra Talhada!