roberto-jefferson-580x387O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que ficou conhecido por ser o delator do ‘mensalão’ em 2005, conversou com o Blog de Jamildo na noite desta quarta-feira (18) e fez uma avaliação positiva sobre o governo do presidente interino de Michel Temer (PMDB), defendendo a ausência de mulheres no primeiro escalão. Além disso, criticou duramente a petista Dilma Rousseff e o partido dela. Defensor do ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTN-AL) em 1992, quando ele sofreu o impeachment, afirmou que Lula (PT) o corrompeu quando eram aliados. Jefferson ainda defendeu o ex-ministro pernambucano Armando Monteiro Neto (PTB), que votou a favor de Dilma, e fez previsões para a atuação do partido que preside nas eleições municipais.

MULHERES NO GOVERNO

“Estou acompanhando as discussões na internet e estou achando graça. Com a Margaret Thatcher o ministério era só de homens. O ministério da Dilma era cheio de mulheres e era um desastre”, disse o ex-deputado sobre as críticas que Temer recebeu por não ter nomeado mulheres para o primeiro escalão do governo interino.

“Foi o que permitiu fazer a composição política. Isso aqui não é uma festa de presidente recém-eleito. Não tem oba oba, não tem jogo para a urna. O que tem aqui é urna funerária da dona Dilma”, disse ainda.

Veja também:   Pesquisa aponta redução de ataques a jornalistas em 2023

O presidente do PTB ressaltou ainda, para defender Temer, que Maria Sílvia Bastos Marques foi chamada para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no segundo escalão do governo. “Colocou uma mulher no banco mais importante do País”, afirmou.

CULTURA

Roberto Jefferson criticou a classe artística por protestar contra a extinção do Ministério da Cultura e fusão da pasta com a de Educação e atribuiu as manifestações, geralmente feitas pela internet ao que intitulou “turma do PT”. “Golpe? Essa turma está muito mal acostumada. Com essa Lei Rouanet, aposto que a Petrobras gasta mais do que o orçamento do Ministério da Cultura com show de Chico Buarque, dessa turma mais identificada ideologicamente com o PT. Isso é um escândalo. Esses caras depois vão levantar o braço e mostrar a axila com desodorante antitranspirante lá em Cannes, todo mundo em causa própria, todo mundo assalariado do populismo fazendo gracinha no mundo.”

Veja também:   Suspeitos de mandar matar Marielle Franco vão para presídios federais

ELOGIOS A TEMER

Roberto Jefferson classificou a gestão de Temer, que começou há apenas uma semana, como respeitosa, prática e calma. Elogios não faltaram ao peemedebista, apontado como atento e ágil pelo ex-deputado. “Está ouvindo a todos e disciplinando as declarações mais contraditórias de ministros”, afirmou o petebista.

IMPEACHMENT DE DILMA

“Tem que abreviar essa agonia. Um cadáver insepulto deixa fedor na praça. Ela teve 137 votos, não fez um terço na Câmara. Insistir com isso é um crime ao País. Não adianta querer fazer governo no Senado. É uma convulsão que não vão conseguir controlar depois.”

DILMA E CUNHA

“Eduardo já está pela bola sete. Eu disse isso ao Brasil: ‘Passou o impeachment da Dilma, ele cai’. Caiu, não se segurou, a garantia dele venceu e não se segura mais. Foi longe demais ao desafiar as instituições.”

Questionado sobre qual teria sido o maior erro do presidente da Câmara afastado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Jefferson respondeu: “As contas no exterior que ele negou possuir. Um homem publico não mente. Ele não poderia ter dito isso sob palavra de honra, não pode fazer isso. Cometeu o mesmo erro da Dilma, que mentiu ao País na eleição; no orçamento, na pedalada fiscal.”

Veja também:   Gin faz ataques contra Vandinho e Duque

“Mentira do homem público não tem perdão. Dilma mentiu no final que tinha lido no celular o golpe do Maranhão, quando tinha combinado com ele na casa dela”, afirmou. O atual presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA) suspendeu a validade da sessão que decidiu a favor da admissibilidade do impeachment, mas, sob pressão da então oposição, voltou atrás no mesmo dia. “Pinóquio só é herói no livro do Gepetto. Para o político não cresce o nariz, cresce o rabo, aí a Justiça pega.”

 

Do Blog do Jamildo