Do G1

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta sexta-feira (22) à GloboNews, em torno do meio-dia, que autorizou o Exército a fazer um cerco à favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Depois do encontro com a procuradora, Jungmann se dirigiu ao Palácio do Planalto pa

Mais tarde, em uma entrevista coletiva realizada no Palácio do Planalto, Jungmann confirmou o uso das Forças Armadas para reforçar operação policial na Rocinha e ressaltou à imprensa que, por volta das 15h30, 700 homens da Polícia do Exército irão se deslocar dos quartéis do Rio para o entorno da favela.

O governador fluminense Luiz Fernando Pezão e o secretário de Segurança Pública do estado, Roberto Sá, pediram nesta sexta ao Ministério da Defesa para que as Forças Armadas fossem enviadas à comunidade localizada na Zona Sul do Rio.

Veja também:   Moraes dá 48h para Bolsonaro explicar ida à embaixada da Hungria

“Foi autorizada a operação do Exército e demais forças necessárias para que seja feito um cerco na Rocinha, liberando o policiamento para que ele possa subir e continuar o enfrentamento dos criminosos”, anunciou Jungmann aos jornalistas no Palácio do Planalto.

“Estamos deslocando 700 homens da polícia do Exército, mas esse é o deslocamento inicial. É o pessoal que lá se encontra, nós não precisamos deslocar ninguém para lá. Nós temos, aproximadamente, um efetivo lá de 30 mil homens. Operacionalmente, pelo menos 10 mil homens podem chegar a ser mobilizados. Não estou aqui querendo dizer que haverá necessidade, não há”, complementou.

Na manhã desta sexta, o ministro da Defesa se reuniu por cerca de uma hora e meia, em Brasília, com a nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para tratar da crise de segurança pública no Rio de Janeiro.

Veja também:   Assisão será homenageado com título de cidadão em Petrolândia

Segundo a assessoria da Procuradoria Geral da República, Jungmann propôs a criação de uma força-tarefa com integrantes de vários órgãos para lidar com a criminalidade no estado. Ainda de acordo com relatos da assessoria da PGR, Raquel Dodge pediu que o ministro da Defesa formalizasse uma proposta, com a indicação do papel de cada órgão na força-tarefa.ra uma reunião com o presidente Michel Temer. Ao final da audiência, ele concedeu a entrevista coletiva confirmando o cerco do Exército à Rocinha.