A coligação Mirandiba Merece Respeito (PCdoB-PDT-PHS-PV) protocolou uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC)  contra o prefeito republicano, Bartolomeu Carvalho, no último dia 12, tendo como base jurídica a chamada Lei da Ficha Limpa – que deixa de fora do processo eleitoral os maus gestores.

Os advogados da coligação comunista apresentaram dois argumentos que deverão ser analisados pela juíza Fabíola Michele Muniz: as contas reprovadas do prefeito Bartolomeu Carvalho – referente ao ano de 2010; e o recente escândalo dos funcionários “fantasmas”, que foi destaque nacional no programa Fantástico da Rede Globo. Na matéria veiculada pela TV, até mortos estariam recebendo salários da prefeitura de Mirandiba.

Esta mesma denúncia foi feita na tribuna da Câmara, meses atrás, pelo vereador Cícero Manoel da Silva. “Verifica-se, portanto, que o requerido (o prefeito Bartolomeu) não possui condições algumas de ser candidato ao cargo de prefeito de Mirandiba”, diz um dos trechos da representação.

CONTRA-ATAQUE

Já  o Ministério Público Eleitoral (MPE) não perdeu tempo e também ingressou, com o pedido de impugnação de Nelson Pereira de Carvalho. Através do protocolo Nº 654182012, o  Ministério Público pede a impugnação de Nelson alegando abandono do cargo na gestão municipal. Nelson é funcionário da Prefeitura de Mirandiba e se afastou do cargo no período em que assumiu a Secretaria de Esportes de Pernambuco. O próprio prefeito Bartolomeu Carvalho foi que abriu um processo adiministrativo contra Pereira; ainda no ano passado.

A prefeitura alega que o funcionário não fez o comunicado de afastamento. “Existe uma diferença entre a nossa representação e a do prefeito. Ele não alega nada de improbidade administrativa da nossa parte. E nós o representamos com base na Lei do Ficha Limpa”, declarou Pereira. O prefeito Bartolomeu Carvalho não foi localizado para comentar o assunto.