selo-farolPor Alice Maciel, de Serra Talhada

Na reportagem onde os moradores cobram o prefeito Luciano Duque, que rebateu a população garantindo que realizou mutirões contra o mosquito Aedes Aegypti no Tancredo Neves, venho dar uma resposta muito importante.

É que se o prefeito acha que com a realização de um mutirão nos bairros vai resolver o problema do mosquito estar enganado. Estamos vendo ai todos os dias a quantidade de pessoas adoecendo. A população esta sofrendo e abandonada a sorte pelo poder público que prefere remediar através de atendimentos nos PSFs do que fazer um enfrentamento diário de prevenção e combate ao mosquito.

O enfrentamento tem que ser diário e não por mutirões. Os mutirões ajudam, mas só vai se ganhar a guerra se for um trabalho diário.

Há muitas casas com caixas d’água descoberta, com brechas e as vezes o Agente de Saúde pode identificar e acionar o morador a resolver o problema. Pode se passar informações de como combater o mosquito. Tanta coisa pode ser feita com a visita constante dos agentes às residências. E esta visita não pode ser apenas uma vez no mês, mas ser constante, uma vez por semana.

No bairro da Conceição, os casos das doenças transmitidas pelo vetor Aedes Aegypti vem aumentando muito. Quase em todas as ruas do bairro tem pessoas que estão com sintomas de dengue.

A população não é tola e cobrar uma atitude da Secretaria de Saúde e da prefeitura é um dever do cidadão.

A população pede socorro urgente. Mas o prefeito acha que com a realização de um mutirão já se resolve o problema. Ele tem que estudar o ciclo do mosquito e saber que em 10 dias o mosquito pode reproduzir vários outros.

O que fazer, estamos com medo do mosquito e ninguém faz nada.