Por Bel Alves, moradora do bairro Ipsep

Em Serra Talhada os coordenadores não estão respeitando o calendário de abastecimento disposto aos cidadãos, contando hoje (15/11) já são 20 dias corridos que a água encanada onde constava que teríamos a mesma para abastecimento dos reservatórios. Nos dias 09/11 até dia 12/11/2017, onde não foi respeitado o direito dos cidadãos com consumidores da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

No setor 15, Ipsep, só foi feito a manobra de abertura dos registros das ruas em algumas ruas e outras não como é no caso da Av. Maria Elizabeth Arruda de Medeiros, onde a população se encontra em uma situação critica, sendo desrespeitados os direitos dos mesmos. Enquanto isso, existem ruas que não faltam água sendo privilegiadas em abundância onde o desperdício de água é em grande escala como ocorre no setor 09 Centro.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa de Serra Talhada) enviou uma nota de esclarecimento para os cidadãos no dia 11 de Novembro de 2017 ao site Farol de Noticias e outros sites, informando que os dias que faltaram água seriam compensados após uma manutenção em uma bomba que havia estourado, segundo eles. E por esse motivo não tinha sido liberada a água nos dias determinados e que após o termino da manutenção seria compensando os dias sem água, só que não ocorreu assim.

Existem centenas de famílias sendo desrespeitadas e tendo os seus direitos como consumidores arrancados sem que exista respeito às leis nas quais nos acobertam. O Código de Defesa do Consumidor define os serviços de saneamento básico como é o caso da água como um bem essencial à vida humana, que deve ter fornecimento adequado e contínuo, além da garantia da efetiva reparação pelos danos causados pela falta do serviço.

A suspensão no fornecimento de água somente poderá ocorrer nos casos em que seja necessário efetuar reparos, modificações ou melhorias nos sistemas ou em situações de emergência. Nessa situação, cabe ao prestador do serviço informar aos usuários sobre a interrupção com antecedência. A comunicação deve ser feita de forma ampla, possibilitando que todos os consumidores tomem conhecimento.

A exceção fica por conta dos casos de emergência. De qualquer forma, havendo a suspensão no fornecimento do serviço, o consumidor tem o direito de pleitear reparação pelos prejuízos sofridos, e requerer o abatimento proporcional dos valores pagos indevidamente na conta ou o ressarcimento do que gastou para suprir a falta de água, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor.

Foi conversar com o senhor Francisco Sá, coordenador da Compesa de Serra Talhada às 17h da tarde de segunda feira dia 13 de Novembro de 2017, representando mais ou menos 300 famílias afetadas em algumas ruas que pegam no Setor 15, o mesmo me garantiu que liberaria água para nós no dia seguinte as 8h da manhã e passaríamos os quatro dias seguintes com água para compensar os dias que faltaram.

Só que na noite do dia 15º abastecimento foi novamente interrompido sem quaisquer respeito pelo que foi firmado e garantido por Francisco Sá coordenador, mal passamos 12 horas com água senhores é já foi interrompida nos tirando o direito que a nós cabe, não somos melhores e piores que o resto dos cidadãos, o mesmo direito que nos acoberta aqui em algumas ruas do Ipsep e o mesmo para o restante do bairro.

Pedimos que respeitassem o nosso direito devidamente, já que a nos cabe pagar as contas e não receber a água encanando onde isso fere os nossos diretos perante o código de defesa do consumidor. Já está se aproximando os outros dias de abastecimento dês mês de novembro onde constam o abastecimento no setor 15 (Ipsep) nos dias 23/11 até o dia 26/11/2017.

Espero que sejam trocadas as bombas para dar mais suporte aos bairros, como o senhor Francisco Sá, me relatou em conversa que seria feito esse melhoramento e que não nos faça mais passar por tantos constrangimentos e percas financeiras devido a apagar algo que não recebemos devidamente e fora o custo que pagamos por fora para suprir nossas necessidades em casa com a água, mesmo por que não somos ladrões, somos trabalhadores nos quais temos nossas despesas diárias para cumprir com elas.

Espero que o senhor tenha consciência que nós os clientes é que somos a vitima e não os culpados, se foi feito análise de poste para os bairros antes onde resido a mais de 5 anos, não se tem defesa para essa falta de respeito. Procurem meios de atender devidamente toda a população sem colocar direitos demais em uns e retirar totalmente os direitos dos outros, como vi neste mesmo site uma postagem de uma senhora reclamando de 5 dias sem água na Caxixola e nós que estamos com 20 dias sem água dizemos o que? Espero que tudo isso seja resolvido, por que cabe essa responsabilidade aos senhores da Compesa resolverem.