Do G1 Caruaru

falta de vagas no abrigo Acolhimento Intitucional, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tem feito com que pessoas em situação de rua procurassem abrigo nas calçadas da cidade. Segundo alguns moradores, as vagas no local são contadas e nem sempre eles conseguem um lugar para passar a noite.

Paulo José da Silva foi um dos que não conseguiu um local para dormir no abrigo. “Não tem vaga. Só são 15 fichas. Tem 15 lá dentro e 15 aqui fora, na rua. O jeito é dormir na rua”, disse.

De acordo com a gerente de Proteção Especial de Caruaru, Cintia Medeiros, o acolhimento, que é específico para adultos e famílias, conta com 30 vagas, sendo 14 delas ocupadas integralmente por pessoas com deficiência, idosos e mães acompanhadas de crianças.

Segundo Cintia, não houve lotação do abrigo em dezembro. “Durante todo o mês teve vagas suficientes para todos que procuraram”, informou. No entanto, o Acolhimento Institucional não tem previsão para abertura de novas vagas.

Ainda conforme a gerente, de acordo com um levantamento feito pelo Centro de Referência Especializado para População (Centro POP), cerca de 80 pessoas vivem em situação de rua em Caruaru, mas apenas 20% delas são naturais do município. “A gente tem uma quantidade muito grande de pessoas que vêm de outros municípios pra cá e isso dificulta muito a nossa intervenção também”, falou Cintia.