Seis meses após a entrega de 899 residências pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, em Serra Talhada, moradores do recém criado bairro Vila Bela estão passando dias de preocupação. Além das constantes rachaduras que têm consumido as paredes das casas, a população começa a cobrar a promessa de aplicação de cerâmica nas moradias, pois agora é o piso que está se partindo.

Segundo os moradores, a garantia do superintendente nacional da CEF (Caixa Econômica Federal), Gilberto Occhi, quando esteve, ao lado do senador Humberto Costa (PT) e do prefeito Luciano Duque (PT), no evento de inauguração do conjunto residencial, em junho de 2012, foi aplicar as cerâmicas em dois meses após a entrega.

Relembre: HABITAÇÃO: Emoção marca entrega de 899 residências pelo Minha Casa, Minha Vida em ST

“Até esse momento nada aconteceu. Pelo contrário, o que acontece é que estamos com medo dessas casas desabarem nas nossas cabeças e vendo, além das paredes, o chão se partindo todinho”, desabafou a dona de casa Helena Alves Pereira, 66 anos. A moradora e outros beneficiários do bairro Vila Bela procuraram a redação do FAROL, nessa quinta-feira (23).

O objetivo foi externar o desabafo, cobrar do poder público providências e convidar a nossa reportagem para visitar mais moradores do bairro insatisfeitos com o silêncio do Governo Federal frente à promessa de aplicação de cerâmicas nas residências.

REMENDOS

“Eu vivo rezando para essa casa não cair na minha cabeça, e agora são os buracos no piso. Parece que minha casa está se despregando”. Com esse relato e apontando para o chão, a moradora Helena Alves Pereira, 66, acolheu em sua casa a reportagem do FAROL DE NOTÍCIAS.

Ela denuncia que sua moradia, como várias outras, estão tento problemas de rachaduras no piso, que chegam a criar rastros de fendas ligando os cômodos. As casas entregues sem cerâmicas fazem parte do primeiro ciclo do Minha Casa, Minha Vida projetado ainda no modelo do governo Lula.

A gestão Dilma Rousseff modificou o projeto incluindo a aplicação de cerâmicas. Até que esse problema não seja sanado, muitos buracos, além das rachaduras nas paredes, irão atormentar moradores do Vila Bela como Miriam da Silva, 40 anos. Ela também está chateada com o descumprimento da promessa de aplicação de cerâmicas em dois meses.

Miriam trabalhou por dias, junto com o marido, tapando buracos em sua residência. Muitos começaram como pequenas rachaduras. Foram crescendo e se estendendo por toda a casa. “Eu mesmo tive que tapar isso porque a gente chamou a construtora e eles não vieram. O bom mesmo que as cerâmicas fossem colocadas”, cobrou a moradora.

Moradora Helena Alves Pereira cobra cumprimento de promessa

Moradora Miriam da Silva mostra rastros de remendos feitos na sala de casa