Do Ne 10

Atriz de 95 anos passava por uma cirurgia numa clínica particular quando teve uma parada cardíaca e não resistiu

Faleceu, na noite deste sábado (3), no Rio de Janeiro, a atriz Tônia Carrero, uma das mais consagradas artistas brasileiras, com passagens marcantes pelo cinema, pela televisão e pelo teatro. Segundo familiares, Tônia Carrero estava passando por cirurgia numa clínica particular da Gávea, quando teve uma parada cardíaca e não resistiu. Ela tinha 95 anos de idade.

Atriz de uma beleza clássica, Tônia Carrero foi a grande estrela da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, que marcou época na cinematografia brasileira.  Atuou em filmes como “Apassionata” (1952), de Fernando de Barros; “Tico-tico no Fubá” (1952), de Adolfo Celi; e “É Proibido Beijar” (1954), de Ugo Lombardi.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Sertão do Pajeú

Na televisão atuou por muitos anos na TV Globo, onde se destacou em papéis como o da sofisticada Stella Fraga Simpson de “Água Viva” (1980), novela de Gilberto Braga, e “Louco Amor” (1983), também de Braga, onde interpretou Mouriel. Também participou de “Senhora do Destino”, “Um Só Coração”, “Esplendor”, “Sangue do Meu Sangue”, “Kananga do Japão”, “Sassaricando”, “Cara a Cara”, “Uma Rosa com Amor”

Foi do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e depois montou sua própria companhia, ao lado do amigo Paulo Autran e do então marido, Adolfo Celi. A Tônia-Celi-Autran celebrizou-se pela montagens de grandes clássicos do teatro.

Biografia

Seu nome de batismo era Maria Antonietta Portocarrero Thedim e ela nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1922. Tônia era filha de general e desde cedo demonstrou interesse pela a dança e o teatro. Quando era casada com o artista plástico Carlos Arthur Thiré, com quem teve seu único filho, Cecil Thiré, Tonia morou em Paris, onde estudou artes dramáticas.

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

Com a saúde debilitada, há cerca de nove anos ela havia perdido a fala e os movimentos das mãos e das pernas. Em 2000 ela foi diagnosticaca com hidrocefalia oculta e vivia reclusa em sua casa, na Zona Sul do Rio. Além do filho, Cecil, Tônia deixa os netos, todos atores, Miguel Thiré, Luísa Thiré e Carlos Thiré.