IMG-20141202-WA0002
Catadores de materiais recicláveis de Serra Talhada também participaram do curso de alfabetização Mova Brasil

O Programa Mova Brasil, inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, chega ao fim em Serra Talhada com a certificação de 15 turmas e com dezenas de alunos conscientes e transformados pelo poder da leitura. Ao longo de toda essa semana estão acontecendo várias cerimônias de certificação na zona urbana e rural.

Em contato com o FAROL, a coordenadora do projeto na capital do xaxado, Rivalda Valões, comemorou o resultado positivo do projeto na cidade. “Conseguimos terminar aqui em Serra Talhada com 15 turmas, temos muitas pessoas idosas no nosso Projeto. Foi uma experiência única, pois tivemos vários parceiros que nos ajudaram a montar a grandiosidade de um projeto deste”, comemorou.

As certificações do ciclo I do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos acontecem com as presenças dos coordenadores, monitoras e educandos. O projeto funcionou, nesta primeira fase, durante nove meses na capital do xaxado.

Desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), tem como finalidade promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruirem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa através do aprendizado da leitura.

IMG-20141202-WA0005