acorda-s-8Atualizado às 13h deste segunda-feira (24)

Após conseguir brecar o reajuste de salários na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), o Movimento Acorda Serra Talhada, formado por integrantes da sociedade civil organizada, parte para uma nova ‘batalha’: conscientizar a sociedade quanto ao combate a violência no município. A decisão foi tomada durante reunião do grupo nesse sábado (22) e promete fervilhar nos próximos meses.

“Ontem (sábado) durante reunião, levantamos várias frentes que serão utilizadas pelo Acorda Serra para tentar melhorar a nossa cidade. Entre os assuntos, foi discutido a questão da violência em Serra Talhada. Vamos trabalhar para tentar conscientizar as pessoas sobre isso, inclusive, a possibilidade de tirar do nosso cotidiano este slogan de Serra Talhada ser a ‘Capital do Xaxado’. Quem sabe, até a realização de um plebiscito, que a nossa cidade seja reconhecida como a ‘capital da beleza feminina”, justificou o policial civil Cornélio Pedro, um dos líderes do movimento.

Na opinião do militante, a violência contra a mulher em Serra Talhada vem aumentando e se faz necessário uma reação valorizando o papel da mulher na sociedade. Ainda de acordo com Cornélio Pedro, o ‘Acorda Serra’ também vai cobrar a instalação de um Instituto Médico Legal (IML) em Serra Talhada e uma Delegacia da Mulher. “Mas o primeiro passo é educacional e de conscientização, que passa pela extinção desse slogan que é um viés da nossa cultura, reconhecemos, mas que não ajuda em nada para o momento em que vivemos”, justificou.

Para os membros do movimento, outras bandeiras serão levantadas, entre elas, cobrar do Governo de Pernambuco equipamentos essenciais como o Corpo de Bombeiros, cuja obra parou às margens da BR 232 e a luta incansável em prol do IML em Serra Talhada.