Fotos: Max Rodrigues/Farol

Publicado às 04h08 desta sexta-feira (23)

Cerca de 70% dos pacientes de Serra Talhada que hoje necessitam viajar para Recife para enfrentar uma quimioterapia poderiam ter o sofrimento abrandado com o tratamento na sua terra natal e, melhor, ao lado de seus familiares.

Essa garantia foi dada pelo médico Rogério Brandão, esta semana, a representantes do movimento “Oncologia Já” durante visita à clínica de oncologia montada dentro do Hospital São Francisco, de responsabilidade do médico Nena Magalhães.

Uma comissão pró-oncologia formada por representantes de movimentos sociais de Serra Talhada vestiu, literalmente, a camisa pelo credenciamento do Hospital São Francisco junto ao governo do estado com o objetivo de ajudar pacientes com câncer a receberem atendidos pelo SUS na clínica particular, situada no bairro da AABB.

“Nós temos aqui hoje cerca de 200 a 250 pacientes que viajam para fora em um TFD (Tratamento Fora do Domicílio) e a clínica do dr. Rogério Brandão – se houvesse esse credenciamento – eles teriam a possibilidade de estar mais próximos dos seus familiares, além de tudo o risco de estar enfrentando o perigo dessas viagens”, disse um dos representantes do movimento, Cornélio Pedro da Costa.

Ele defende que a clínica montada em Serra Talhada já preenche os requisitos necessários para receber o credenciamento e garante que o esse projeto está sendo alvo de jogo político.

Cornélio comemorou uma estrutura necessária, segundo ele, para o hospital ser credenciado

“É preciso reconhecer e entender essa necessidade como uma questão de vida ou morte. Estão sendo apresentadas dificuldades, existem algumas explicações que nós entendemos que tudo não passa de um jogo político. O equipamento que dr. Rogério e dr. Nena nos apresentaram, sala por sala, já tem toda a estrutura formada inclusive para ter um atendimento em média de dez pacientes”, disse Cornélio Pedro, complementando:

“Vimos nessa visita que a estrutura montada e com certeza percebemos que se abriu uma luz no fim do túnel. Sabemos que existe a promessa do Hospital Geral do Sertão, mas ninguém tem a certeza para quando isso irá funcionar. Então, a gente veio aqui (no Hospital São Francisco) para conhecer e testemunhar que a clínica oncológica de Serra Talhada é uma realidade. Nós fizemos uma visita enquanto comissão e ficamos alegres por essa estrutura. Então, a gente fica alegre por conhecer essa estrutura, com equipamentos tão bem condicionados, organizados, um estrutura bonita e bacana”.

CONTRAPONTO

Em entrevista recentemente, o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, se disse preocupado, pois – segundo ele – estariam tentando politizar o assunto culpando a gestão estadual pelo não credenciamento do SUS, quando a questão requer uma atenção técnica.

Ele lembrou que, com base nas experiências que o Estado vem observando após a concessão de serviços de oncologia em clínicas particulares de outras cidades, os pacientes acabam abandonados.

O deputado também partiu em defesa do secretário estadual de Saúde, Iran Costa, afirmando que não há má vontade da gestão neste caso.

Sebastião chegou a dizer que acha “injusto usar a dor do povo” para fazer “discurso fácil” culpando o governo Paulo Câmara, quando o problema não seria de ordem política, como estariam tentando alardear.

Ele garante que uma rede completa de assistência e cuidados ao paciente oncológico será montada dentro de uma unidade pública, o Hospital Geral do Sertão (HGS), que será construído em Serra Talhada.

LEIA MAIS

Sebastião desafia Dr. Nena a debater oncologia em ST