palocciO ex-ministro Antonio Palocci foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta sexta-feira (28) e outras 14 pessoas foram denunciadas por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Antonio Palocci foi preso no dia 26 de setembro pela 35º fase da Operação Lava Jato. Ele foi ministro da Casa Civil no governo Dilma Rousseff e ministro da Fazenda de Lula – ambos do Partido dos Trabalhadores (PT). Desde a prisão, Antonio Palocci está detido na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba.

Veja a lista completa dos denunciados e dos crimes:
-Antonio Palocci – corrupção passiva e lavagem de dinheiro
-Branislav Kontic – corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Marcelo Odebrecht – corrupção ativa e lavagem de dinheiro
-Fernando Migliaccio da Silva – lavagem de dinheiro
-Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho – lavagem de dinheiro
-Luiz Eduardo da Rocha – lavagem de dinheiro
-Olivio Rodrigues Junior – lavagem de dinheiro
-Marcelo Rodrigues – lavagem de dinheiro
-Rogério Santos de Araújo – corrupção ativa
-Monica Moura – lavagem de dinheiro e corrupção passiva
João Santana – lavagem de dinheiro e corrupção passiva
João Vaccari Neto – corrupção passiva
-João Ferraz – corrupção passiva
-Eduardo Musa – corrupção passiva
-Renato Duque – corrupção passiva

Veja também:   Ministério Público Federal anuncia vagas de estágio em ST

O MPF pediu que a Justiça Federal bloqueie R$ 284.696.735,92 de todos os acusados. O valor é correspondente a 0,9% dos contratos firmados entre a Sete Brasil e a Petrobrasx e também ao valor correspondente à lavagem de dinheiro.

Como ressarcimento total, os procuradores solicitaram ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, que seja determinado o pagamento total de R$ 505.172.933,10, caso eles sejam condenados. Segundo o MPF, esse valor corresponde ao dobro das propinas pagas aos agentes públicos envolvidos no caso.

Os procuradores ainda solicitaram ao juiz, caso a denúncia seja aceita, que pelo menos oito testemunhas sejam convocadas para prestar depoimento. Entre elas, está o ex-senador Delcídio do Amaral, que fez acordo de delação premiada, após ser preso na Operação Lava Jato.

Veja também:   'Apagão' deixa parte do centro e bairro de ST sem energia por 6h

Caso Moro aceite a denúncia, os nove acusados passarão a ser réus na ação penal. No entanto, o juiz pode decidir absolver ou mesmo aceitar parcialmente a denúncia contra as 15 pessoas citadas.

Outro lado
Em nota, a defesa de Palocci criticou a denúncia feita pelo MPF. Os advogados dizem que ele não é o “Italiano”, apelido que aparece nos documentos usados para embasar a denúncia. “Aliás, o codinome “Italiano” já foi anteriormente atribuído a outras três pessoas. Trata-se de um apelido em busca de um personagem”, diz a nota.

A defesa de Marcelo Odebrecht disse que não vai comentar as acusações feitas pelo MPF.

Os advogados do casal Mônica Moura e João Santana também criticaram a denúncia. “A pressa em produzir denúncias a toque de caixa tem levado a absurdos como este. Dois processos sobre o mesmo fato, só que agora com personagens adicionais que não constavam no primeiro”, disse a defesa em nota.

Veja também:   Corrida para aliança de Márcia e 'Sebá' avança com leque de nomes

O G1 tenta contato com os advogados dos demais denunciados.

Do G 1