Do JC Online

O vídeo que mostra um policial empurrando uma mulher que protestava sozinha numa rua da capital iraniana contra a obrigatoriedade do uso do véu islâmico viralizou nesta sexta-feira (23) nas redes sociais. As imagens, gravadas ao entardecer e divulgadas nas redes sociais quinta-feira à noite, parecem ter sido gravadas na rua Enghelab, uma das principais do centro de Teerã, no mesmo local onde uma manifestante foi presa em dezembro.

Desde então, dezenas de iranianas seguiram o exemplo, publicando fotos nas ruas ou parques com a cabeça descoberta, agitando o véu como se fosse uma bandeira em um claro desafio às autoridades.

Veja também:   Homem é socorrido às pressas pelos bombeiros

Assim aparece a mulher do último vídeo, com seu longo cabelo amarrado em um rabo de cavalo. Dois policiais a repreendem, um de maneira autoritária e o outro de forma mais cortês.
Explicação

A mulher se mantém parada e responde várias vezes com voz tranquila: “Me diz o que estou fazendo de mal e vou sair”.

Os agentes a respondem: “pertubação da ordem pública”.

Uma multidão se aglomera ao redor. Um homem pede aplausos, e se ouvem alguns aplausos. Em uma segunda sequência do vídeo, um dos policiais empurra a mulher, fazendo-a cair.

Veja também:   Homenagem a Miguel Leonardo emociona alunos em ST

Entre os espectadores indignados, um homem questiona: “onde estão os direitos humanos?”.

A lei em vigor no Irã desde a Revolução Islâmica de 1979 impõe que as mulheres só podem andar em público com o véu e o corpo coberto com um vestido relativamente largo.