FUÁH-MONTAGEM

Fotos: Reprodução / Facebook

Os movimentos sociais de mulheres estão ganhando força em Serra Talhada e revolucionando na maneira de debater suas ideias e conscientizar as pessoas contra o machismo. Na última semana, usuários das redes sociais do país inteiro discutiram sobre a matéria da Revista Veja com a esposa do vice-presidente da República, Marcela Temer. Na última quarta-feira (20), o grupo de mulheres negras Coletivo FUÁH, realizou o protesto Fotaço Fuáh (#fotaçofuáh), em apoio as publicações da hashtag #belarecatadaedolar.

A publicação usou a manchete: “Marcela Temer: bela, recatada e “do lar” – “A quase primeira-dama, 43 anos mais jovem que o marido, aparece pouco, gosta de vestidos na altura dos joelhos e sonha em ter mais um filho com o vice”. De acordo com as militantes, a publicação da revista induziu aos leitores um modelo padrão de mulher: branca, rica, recatada, esposa perfeita. A publicação inibe e exclui as mulheres que não seguem o modelo da entrevistada. Contrariando a Veja, mulheres de todo o Brasil postaram em suas redes seu próprio padrão.

Em conversa com o FAROL, representantes do FUÁH afirmaram que cada mulher deve se aceitar como é e ter autonomia de decidir como agir.

“O coletivo ostenta a diversidade, não com padrão, mas como escolha de caminho para lutar por equidade e sororidade entre as mulheres, ou seja, o apoio ao invés da competição. Somos negras, somos belas cada um ao seu jeito, somos livres”, replicou por meio de nota. O coletivo já planeja atividades para o próximo dia 30 às 19h, onde se reunirão em um ‘turbantaço’ na Academia das Cidades do Ipsep.

FUÁH-MONTAGEM1