O anúncio feito pela Companhia Estadual de Habitação (Cehab) de que as obras de urbanização do bairro Mutirão, em Serra Talhada, serão inauguradas até o final de junho, não animou os moradores que desconfiam da prática de mais um engodo com o objetivo de acalmar os ânimos da população. A obra se arrasta há mais de 5 anos, mas segundo a Cehab, cerca de 70% dos trabalhos já foram feitos.

O retorno dos trabalhos aconteceu na última segunda-feira (13), no entanto apenas quatro operários trabalham no canteiro de obras, o que aumenta a desconfiança da população. Além disso, a líder comunitária, Regina Gualberto, denunciou a reportagem do FAROL que alguns áreas onde serão construídas 36 casas, estavam sendo aterradas com fezes.

“Sinceramente, no ritmo que vai, eu acho que a obra não será inaugurada em junho. Pense comigo, se levaram quase 5 anos para fazer essas 9 casas que foram invadidas, imagine para fazer as que faltam, as 36? A coisa tá séria, e tá feia! Estavam tirando os dejetos das fossas para fazer o aterro do terreno, tem noção disso? Como pode? Fui lá, tirei foto, filmei, e ameacei colocar tudo na imprensa. Tenho certeza de que não foi a empresa que ordenou isto? Que serviço é esse? Cadê o respeito pelo povo do Mutirão? O bairro pode ser carente, mas isso é inadmissível em qualquer lugar”, desabafou Regina.

A cena mais comum nas ruas do Mutirão são dezenas de esgotos e fossas estouradas. A fedentina no local é insuportável e não tem sido feito nenhum serviço emergencial para diminuir o problema. Por conta da má qualidade do trabalho, alguns moradores mostram a sua indignação com humor.

“De construção feita no Mutirão, não levo mais fé em nada! Até apelidei toda empresa de construção que vem para o bairro de “empresa intestino”: só faz o que não presta! Eles não constroem por vez, começam uma casa aqui, outra ali, dá uma espaço enorme entre uma e outra. Não fazem de vez, é por etapa, assim não acaba nunca”, disse Afonso Silva, afirmando que mora há 19 anos no bairro e nada muda.

“Como se pode acreditar em promessas assim? Não somos bestas! Queremos que façam o que tem que ser feito direito, sem enganar ninguém ou fazer de qualquer jeito. Agora estão fazendo uma rede de esgoto, colocando umas caixas em frente as casas. Eu mesmo não deixei que colocassem na frente da minha casa, e quer saber por que? Porque essas coisas que eles estão colocando entopem, fica um fedor desgraçado, e eu que não vou tá desentupindo fossa”, desabafou Afonso Silva.

O descrédito é tão grande quanto ao prazo anunciado para inaugurar a obra, que alguns moradores ameaçam uma nova ocupação das casas que estão sendo construídas.

“Antes de entregarem essas casas, eles deviam visitar o bairro, ver quem realmente precisa. Se demorarem, assim que cobrirem estas casas, vão fazer igual fizeram com as outras: invadir! Nesse ritmo, desse jeito, essas casas prontas em junho? Só se for em junho de 2016, porque nem em 2015 eles conseguem”, finalizou a dona de casa Maria do Socorro Souza.