Em março de 1972 uma polêmica tomou conta das ruas de Serra Talhada, tudo porque o então prefeito Nildo Pereira, enviou mensagem a Câmara de Vereadores solicitando a autorização para a venda da metade da Praça Sérgio Magalhães para o Banco do Brasil.

Os nove vereadores da época, que faziam parte da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), aprovaram por unanimidade a transação. O problema é que a população se revoltou e não concordou com a iniciativa dos dois poderes.

Não se sabe ao certo o desfecho da história, isso porque não se encontra registros do evento até porque a cidade não possui o arquivo público, mas uma reportagem na edição do Diário de Pernambuco, do dia 25 de março de 1972, atesta a veracidade do episódio.

Por outro lado, é fato comprovado que em várias cidades do interior do país, o Banco do Brasil construiu agências no meio de praças públicas.

No caso de Serra Talhada, agência acabou sendo construída no entorno da Praça Sérgio Magalhães e não no meio, como era o objetivo inicial.

Arquivo e pesquisa Paulo César Gomes