A possibilidade de construção de um presídio federal em Serra Talhada tem gerado muito debate na cidade. A informação foi ventilada após uma reunião nesta segunda-feira (10) entre o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O FAROL DE NOTÍCIAS foi às ruas na tarde dessa quarta-feira (12) para saber como a novidade chegou aos ouvidos da população. Ainda sem compreender as consequências, os serra-talhadenses dividiram opiniões. Confira os depoimentos!

FALA POVO – PRESÍDIO FEDERAL EM SERRA TALHADA

Maria das Graças de Moraes, 57 anos, vendedora autônoma. “Eu acredito que esse presídio federal em Serra Talhada é muito importante. É de muita precisão, pois é uma necessidade da cidade. Nós precisamos melhorar a combater a criminalidade e nos dá mais segurança. É importante para Serra Talhada um presídio federal para melhorar a segurança pública”.

 

 

Danilo Pereira, 27 anos, apontador. “Eu acho que esse presídio federal em Serra Talhada é uma coisa desnecessária. O que nós precisamos hoje aqui é um Instituto Médico Legal (IML), as famílias vivem aí a mercê de Caruaru e interessante seria trazer um IML. Vocês veem aí, uma mãe desesperada, até no Farol mesmo já saiu o aperreio das famílias. Eu acho que só tem ponto negativo na vinda desse presídio, já pensou meio mundo de presos perigosos na cidade? Ia ficar mais perigosa a cidade e com o IML, não. Ia ajudar as famílias”.

 

Mariane dos Campos Nunes, 22 anos, dona de casa. “Eu acho que um presídio federal em Serra Talhada é bom, porque a cadeia que temos não sustenta muito, não tem mais capacidade de comportar os presos aqui. E na minha opinião seria bom para a cidade, para a segurança pública. Está precisando bastante de segurança e eu acho que estamos com muita carência nisso. Eu acho que só há pontos positivos na vinda desse presídio”.

 

Antônio Soares, 63 anos, construtor. “Eu acredito que a vinda desse presídio é positivo para Serra Talhada e os outros municípios. Acho que vai ajudar na segurança pública, desenvolver a cidade. Não vejo nenhum ponto negativo, pois tudo que vem para a segurança de uma cidade é positivo. Eu vou me sentir mais seguro, você vai poder ficar mais à vontade como a gente está aqui na calçada. Se por um acaso tem um presídio federal os bandidos correm da cidade”.

 

 

Nivani Vilela, 62 anos, dona de casa. “Eu acho que a vinda do presídio federal para a nossa cidade é positivo, porque eu digo que a gente vai ter mais segurança. Você sabe como está o mundo de hoje e tendo um presídio aqui vai ficar mais fácil prender os corruptos e as pessoas más. Só vai para um presídio quem é mal, uma pessoa do bem não vai. Eu acho que ele vindo, vem junto coisas boas para a cidade”.

 

 

Laércio de Andrade, 30 anos, mototaxista. “Eu concordo com a vinda do presídio federal para Serra Talhada, eu acho uma boa ação para população serra-talhadenses e porque esse caras, esses bandidos, se acham o máximo por terem dinheiro e quando entram na cadeia chegam com privilégios e o bom é que não tenha isso. Eu acredito que para a cidade vai fazer muito bem. Pode ajudar a segurança e a economia, mas pode também não ajudar. Mas influencia, porque como é um projeto federal é uma coisa boa de vir para a cidade”.

 

Priscila Raquel Brandão Pereira, 33 anos, especialista em História Geral. “Eu ainda não tenho uma opinião totalmente formada a respeito, porque temos que ver se o que está vindo para cá é de interesse público ou de fato é um melhor meio administrativo. Se for um meio administrativo, creio que há um projeto formado, então seria uma coisa boa. Mas se for como geralmente é no Brasil, um projeto sem fundamento, pode acarretar em algum mal entendido”.